Você também pode entrar

Pr. Vagner de Oliveira

No texto de Atos 3:1-9, a bíblia nos fala sobre um certo homem paralítico que ficava à porta do templo pedindo esmolas. Naquela época, pessoas deficientes eram impedidas de entrarem no templo, então só restava para aquele homem ficar ali mendigando o pão, e ficou ali por muito tempo, como a bíblia narra, ele já devia ser bastante conhecido das pessoas, então podemos concluir que ele já estava ali mendigando por um bom tempo de sua vida. Mas aquele homem teve sua vida transformada ao ser impactado pela vida de Deus que estava sobre Pedro e João.

A bíblia também narra em João 5, sobre o tanque de Betesda. Nesse lugar havia grande número de pessoas doentes, pois de tempos em tempos, Deus enviava um anjo até aquele lugar e agitava as águas, e ao acontecer isso o primeiro que mergulhasse ali era curado. Podemos nos questionar e perguntar o porquê de Deus curar apenas a uma pessoa, e a resposta é que não temos uma resposta! Deus faz a obra dEle da maneira que Ele acha melhor, e quanto a isso devemos apenas aceitar.

Existem momentos especiais que Deus nos dá coisas novas e especiais, e isso é para todos aqueles que estão de coração aberto. Para tal, devemos parar de mendigar o pão e sair da porta. Pedro e João tinham acabado de passar pelo dia de Pentecostes, onde foram cheios da presença do Espírito Santo, por isso tiveram a sensibilidade de ver a situação do homem mendigando, e pararam ali para ajudá-lo. Quantas pessoas com dificuldades temos ao nosso redor no dia-a-dia? A verdade é que só vou notar e profetizar na vida dessas pessoas quando eu estiver cheio do Espírito Santo e tiver a sensibilidade de ouvir a Sua voz. Essa sensibilidade nos traz ousadia para fazer tudo aquilo que for necessário.

O problema pode ser outro também, talvez eu mesmo seja aquele homem que esta mendigando o pão, sem sensibilidade alguma. Porém se eu já tenho a Cristo na minha vida, é apenas uma questão de me posicionar. Ainda que eu não esteja sentindo nada, o Senhor marcou a minha vida, me escolheu e separou para Ele, portanto não preciso ficar mais do lado de fora mendigando, chegou a hora de me levantar e louvar a Deus, e provar tudo aquilo que Deus tem para mim.

Alguém que provou de intimidade com Deus foi Moisés. A bíblia diz que ele entrava na tenda para falar com Deus, e então a nuvem da glória de Deus ficava sobre a tenda, e ali Moisés tinha experiências com Deus, e trazia direção para todo o povo. A intimidade com Deus era tanta, que Moisés precisava colocar um véu em seu rosto, pois a glória de Deus refletia sobre sua face (Êxodo 34: 33-35). Experiências com Deus nesse nível é que vão dar base para toda nossa vida.

Jesus veio até a terra com o propósito de estabelecer o reino dos céus aqui, e foi o que Ele pregou, que era chegado o reino. Mas os discípulos e os judeus esperavam um reino físico, enquanto Jesus falava de algo espiritual que refletiria no natural.

Mateus 4:19

Eles entenderam esse chamado e largaram tudo aquilo que eles tinham e faziam, entenderam que esse propósito era maior do que tudo que eles faziam. Mas depois de três anos veio o conflito sobre eles, Jesus morreu na cruz e eles entraram em crise, voltaram a ser pescadores. Voltaram a sentar do lado de fora do templo e a mendigar como se fosse aquele homem paralítico. Mas isso não era para eles, definitivamente não era.

Quando Jesus avisou os discípulos de sua partida, Tomé questionou-o dizendo:

“Senhor, nós não sabemos para onde vais, como poderemos saber o caminho?”

João 14:5

Essa é uma pergunta de alguém que está em conflito, que está perdido. Mas Jesus não os deixaria sozinhos, e mais à frente Jesus diz sobre a vinda do Espírito Santo, o Consolador. E eles de fato receberam essa promessa em Atos 2, quando se cumpriu o dia de Pentecostes, e então foram batizados e cheios do Espirito Santo de Deus. Isso é promessa pra nós também, sermos cheios do Espirito Santo!

Ao trazer a vida de Deus para a vida daquele homem a porta do templo, Pedro diz para ele olhar em seus olhos. Se quisermos nos levantar, é necessário olhar para os olhos do Senhor, e então sair do chão. Se não houver isso, minhas palavras não farão a diferença e serão naturais, logo nada irá acontecer.

Precisamos refletir qual tempo temos passado na presença de Deus, pois é isso que vai fazer a diferença em nossas vidas. Moisés ficou um tempo no monte, na presença de Deus, e quando voltou o povo estava em pecado, e haviam deixado de lado tudo aquilo que Deus pediu a eles. E então Moisés volta a ter com Deus, e Deus diz ter se cansado daquele povo. E Deus continua, dizendo que não andaria mais com eles, que enviaria apenas a Moisés. Porém Moisés não se conformou com isso, pois Ele sabia o quanto era bom estar ao lado da presença do Senhor, e diz a Deus que se fosse para ir só era melhor não ir a lugar algum, e então ele intercede pelo povo (Êxodo 32:11-14). Essa foi a atitude de Moisés diante de Deus, e qual tem sido a nossa atitude diante aqueles que estão perdidos? Só assim, mediante postura nossa para com Deus, é que os coxos serão salvos.

Nada além da presença de Deus pode mudar a minha vida. É somente através de experiências que seremos transformados por Deus, e poderemos transformar outros através de Deus.

Aquele homem a porta do templo não tinha acesso ali, mas hoje o véu foi rasgado, e temos livre acesso a presença de Deus, temos um lugar separado à mesa pra ceiar com o Senhor. Deus tem grandes coisas para fazer em nossas vidas, por isso o diabo vai falar que somos perdedores e desqualificados, mas é tudo mentira. Através do sangue de Jesus fomos marcados por Deus, e é isso que realmente importa e me qualifica a ser filho do Deus vivo.

Não precisamos mais esperar alguém se compadecer de nós como o homem coxo, ou esperar o fim da festa para poder comer, sentado na calçada não é o meu lugar. Meu lugar é dentro da festa, onde tudo está preparado e reservado para cada um de nós.

“E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.”

Atos 3:8

Esse é o nosso lugar, entre você também na presença de Deus!

Jesus ao chamar Pedro e André, Tiago e João disse:

“Venham após mim, e Eu vos farei pescadores de homens”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>