Vá adiante. Deus deseja que você continue avançando

Pr. Clóvis

Texto base: Ezequiel 47:1-9

 Por volta do ano 597 a.C, o Rei Nabucondonosor levou cativo o Rei Joaquim para a Babilônia junto com seu povo. Depois de cinco anos que o povo estava cativo Deus levantou Ezequiel como profeta para que começasse a profetizar na vida das pessoas de Israel para que não se contaminassem com as práticas da Babilônia.

O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul.
O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo.
Ele mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que chegava ao joelho.
Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando.
Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto? ” Levou-me então de volta à margem do rio.
Quando ali cheguei, vi muitas árvores em cada lado do rio.
Ele me disse: “Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali será saneada.
Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá.”
Ezequiel 47:1-9

Deus deseja que você vá adiante em sua vida espiritual, familiar, profissional, enfim, em todas as áreas de sua vida, sem se conformar com a mesmice em que está vivendo. Deus levantou Ezequiel para levar a profecia ao povo para que se voltassem a Ele, porque iria restaurar o templo. Mas o povo deveria se movimentar e ir ao encontro de dEle.

E vemos hoje, que Deus também quer que nos movamos e não que fiquemos paralisados.

Muitas vezes dizemos que estamos “Esperando o tempo de Deus”, enquanto deveríamos dizer que estamos caminhando em direção à Sua vontade. Deus está esperando a nossa manifestação de entrar na água, e não se contentar com ela somente nos artelhos.

 Deus preparou uma vida boa e abundante para nós, mas para desfrutá-la devemos avançar na vida espiritual. Não é somente estar na igreja, participar do culto, mas é buscar a presença de Deus diariamente, orar sem cessar, se encher do Espírito Santo.

 Água nos tornozelos

São pessoas que se converteram, foram ao encontro.

Representa o início da vida cristã.

 Água nos joelhos

Representa uma vida de oração, é onde podemos experimentar as nossas orações sendo respondidas, onde podemos focar em Deus e ver que Ele é real, e é a partir daí que vamos começar a buscar a face dEle.

Água nos lombos

É o tempo de exercer um ministério, cumprir a vontade de Deus.

Água que devem ser passadas a nado

Representa os sonhos de Deus pra nossa vida. Importa não fazer mais as nossas vontades, mas a de Deus. Nos entregarmos totalmente para fazer a vontade dEle.

Deus quer nos levar a esse nível profundo, mas antes, é preciso deixar que as águas toquem os nossos tornozelos, os joelhos, o lombo até que estejamos totalmente submersos na dependência de dEle.