Sentados à Mesa com Jesus

Pr. Vagner Oliveira

Texto Base: Lucas 10:38-42

Vamos aprender com a história de uma família de amigos preciosos de Jesus: Marta, Maria e Lázaro. Estes moravam em Betânia, cidade situada a três quilômetros de Jerusalém, onde Jesus passava boa parte do tempo anunciando o evangelho.

No texto de Lucas 10:38-42, vemos o início do desenrolar dessa história, onde Maria jogava-se aos pés de Jesus, enquanto Marta trabalhava para servir a Jesus. Vemos aqui duas mulheres, ambas com dois propósitos diferentes: uma servir a Jesus e trabalhar, e a outra jogar-se aos pés de Jesus e ouvir o que Ele tinha a dizer.

Temos que entender que o que Marta fazia, todo o seu trabalho era legitimo, de fato é preciso trabalhar e servir, temos realmente que viver esse conceito. Porém, antes de trabalhar é necessário se lançar aos pés de Jesus, como o próprio Jesus diz, essa é a boa parte que podemos escolher e que não pode nos ser tirado. Marta incomodou-se com a atitude de Maria, e questionou a Jesus dizendo:

“Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?”

Marta quis entregar e acusar Maria. Poderia muito bem ter conversado com sua irmã e ter pedido ajuda, mas não. Toda essa correria na vida de Marta, acabou adoecendo a sua alma, estava sendo levada a fazer justiça própria, quando tudo que deveria fazer era se lançar aos pés de Jesus e ouvi-lo por algum tempo. Isso nos leva a questionarmos o que temos priorizado nas nossas vidas? Priorizamos por exemplo a célula, que representa o trabalho e o servir de Maria, que com toda certeza é legítimo. Porém o meu trabalho sem Deus não passa de algo “carnal”. Antes do trabalho, da célula, é necessário ouvir a voz de Deus, e só vou ouvir a Sua voz quando eu me aquietar, quando me lançar aos pés de Jesus. Deus quer que vivamos na sua graça, e não na lei, e Marta estava vivendo na lei, enquanto Maria se lançava na abundante graça.

Toda essa correria que vivemos na nossa vida não é normal. Ocupamos o nosso dia com qualquer coisa, ao ponto de não sobrar tempo algum para se lançar aos pé de Jesus, para ouvir aquilo que Ele tem a dizer. A respeito de tempo com Jesus, podemos tirar um bom proveito sobre o salmo 23, e aprender alguns importantes pontos.

“Me faz repousar em pastos verdejantes”

Alguém agitado não vai ter tempo para deitar nos verdes pastos. Isso nos diz que é “devagarzinho” que temos que viver, admirando aquilo que Deus deixa disponível para nós.

“Prepara-me uma mesa na presença dos meus adversários”

Quando me assento à mesa com Jesus, o inimigo não pode mexer comigo. Marta tinha sintomas de alguém que tem a alma doente. Maria era sua irmã, não sua inimiga para ela reclamar. E é por viver uma vida na carne que Marta acusa Maria. Quer ter maturidade? Cuide somente da sua vida e dos seus defeitos. Na mesa com Jesus não existe lugar para guerra, inveja ou competição. Somos uma comunidade ( com-unidade), somos um só. Sozinhos não chegamos a lugar algum, pois somos um só corpo.

Em João 11:1-6, vemos a mesma família em um contexto diferente. Lázaro fica doente, e suas irmãs chamam Jesus a fim de cura-lo, mas Jesus espera alguns dias antes de ir ver Lázaro, que acaba morrendo. Jesus estava a uma distância de três quilômetros da casa de Lázaro, porque então ele não foi lá na hora? A resposta é que Jesus quis assim, e faz as coisas no tempo dEle, pois Ele sabe o melhor a ser feito.

Nos versículos de 18 á 20, vemos a reação de Marta ao encontrar Jesus, reação que não foi nada boa. Marta fala com Jesus em um tom de acusação, culpando a Jesus pela morte de seu irmão. Marta tem a alma tão doente que no versículo 26 Jesus faz uma pergunta se ela acredita que Ele poderia ressuscitar a Lázaro , e ela responde outra coisa completamente diferente. Quem tem a alma doente não consegue crer nas promessas de Jesus.

O texto continua nos versículos de 28 à 30, e a palavra diz que após Marta conversar com Jesus, Ele permanecia no mesmo lugar. Podemos concluir que as nossas orações que fazemos na carne não movem o coração de Jesus. Marta falou e falou porém Jesus não saiu de seu lugar. Reivindicações minhas não movem nem atraem a presença de Deus.

Vemos agora a atitude de Maria em relação a morte de seu irmão. Vemos isso no versículo 32. Para nosso espanto, Maria falou a mesma frase de Marta, mas de uma maneira e em tom muito diferentes. Maria se joga aos pés de Jesus e conversa com Jesus no sentido de que se Ele estivesse lá seu irmão não teria morrido por causa de seu grande poder, diferente de Marta que o acusou. A atitude de Maria moveu o coração de Jesus e o comoveu. É esse tipo de experiência com Jesus que pode mudar a situação das nossas vidas, não o muito falar.

Pouco mais a frente em João 12:1-3, vemos Maria em outra experiência com Jesus, onde ela pega um perfume de muita preciosidade, com o valor de um ano de trabalho, e unge aos pés de Jesus. É um fato que era um perfume muito caro, e sempre focamos nesse sentido esse texto, mas algo mais precioso ainda foi o ato de Maria enxugar os pés de Jesus com o seu próprio cabelo. Para as mulheres, o cabelo tem muito valor, e isso representa muito a elas. Com certeza esse ato foi muito mais precioso do que qualquer dinheiro que Maria pudesse oferecer a Jesus. Esse tipo de atitude só tem aqueles que estão assentados à mesa com Jesus, somente um verdadeiro adorador, que não mede esforços para agradar e ter experiências com Jesus.

O cristão que é parecido com Marta de fato também é igreja. Mas o cristão que se parece com Maria, esse sim move o coração de Jesus. Cabe a nós nos analisarmos a nós mesmos, e avaliarmos se temos vivido como Marta ou como Maria, se estamos trabalhando o tempo todo sem tempo para nada, ou e estamos sentados à mesa com Jesus ou derramados aos seus pés, ouvindo tudo aquilo que Ele tem a nos dizer. Tome a decisão certa, e busque experiências com o Senhor Jesus, e mova o coração dEle.

2 ideias sobre “Sentados à Mesa com Jesus

  1. Edineide

    essa palrava veio de encontro a minha necessidade e até hoje estou meditando nela e cada dia o Senhor fala mais ao meu coração,continue deixando Deus te usar a ser canal de Benção

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>