Sendo um só com o Pai: Acabando com o Mundo Dentro de Nós.

Pr. José da Silva

Texto base: João 17:1-26

O Cristão não pode viver alienado, tem que saber discernir o tempo em que vive. Muitas vezes não nos damos conta do mundo em que nós vivemos. São tantas coisas ruins que temos vivenciado, que acabamos por nos acostumar com os fatos, e sutilmente nos deixamos levar, nos misturando com praticas mundanas.

Antes de mais nada, precisamos entender que quando a bíblia nos fala de “mundo”, ela pode estar falando de três aspectos diferentes:

1- Globo Terrestre

Mundo pode ser o planeta terra, pode ser uma posição geografica, como vemos no exemplo de Salmos 89:11.

2- Homens e Mulheres

Mundo na bíblia também pode falar sobre um homem ou uma mulher. Isso mesmo, pode se referir a nós, como vemos em João 3:16.

3- Sistema Maligno

Mundo na bíblia, também pode  se referir ao sistema maligno que se instalou em nosso meio, com a queda de Lucifer. Esse sistema maligno é um governo espiritual, e esta na frente das instituições como um todo, marcando presença em todo território mundial. Esse mundo, esse sistema maligno, Jesus o descreve como ‘o príncipe desse mundo’, como lemos em João 14:30.

E é esse terceiro tipo de mundo que vamos nos deter, é esse mundo que Jesus cita em sua oração à Deus em todo o capitulo de João 17. Sempre que falarmos “mundo” nessa mensagem, assim como Jesus, estaremos falando desse sistema maligno.

O mundo tem entrado dentro de nós sutilmente, e isso não é de hoje, pois Jesus orou ao Pai pedindo pra que seus discípulos e todos aqueles que cressem nEle fossem libertos do mundo. O mundo esta dentro até mesmo da chamada religião. Para o mundo você pode ter uma religião, mas que o centro dela não seja Deus. Tudo aquilo que se rotula como religião, e não tem relacionamento com Deus, é o próprio mundo. Não se engane, o príncipe desse mundo quer nos levar a rebelião, quer nos tornar independentes de Deus. Isso é algo terrível e diabólico, e é sobre isso que Jesus está orando à Deus.

O mundo nos prende, e nos deixa como “zumbis”, que tem um corpo, porém não tem alma, não tem vontades. O mundo quer que andemos juntamente com a maioria: “Todos usam, então também vou usar!”; “Aquela música estão todos ouvindo, então também vou ouvir!”. E assim por diante, somos levados pela ação da maioria. Saiba que sempre o mundo vai nos despertar aos desejos mais baixos que existem para o homem, e a qualquer hora esse mundo pode partir para cima de você. O mundo não respeita a igreja, a sua vida e nem a sua família. Aliás, o mundo detesta a sua família, e quer a destruir a todo custo. O príncipe desse mundo, quer roubar o seu propósito, dizendo: “Você precisa curtir sua vida, o que você está esperando? Vai lá, depois você procura o seu Deus, agora é hora de aproveitar!”. Essa é a filosofia do próprio inferno, muito cuidado. E o mundo continua dizendo: “Preocupe-se com você mesmo, deixe que os outros se virem, afinal você já tem muito com o que se preocupar em sua vida”. E o mundo diz isso, baseado que de qualquer forma, tudo vai acabar quando morrermos, que tudo vai acabar em nossa sepultura, mas essa é uma grande mentira do diabo, pois para nós que somos salvos, na verdade tudo vai começar na nossa sepultura, pois vai ser de lá que seremos ressuscitados no grande Dia do Senhor, para o início da vida eterna.

E de tudo que o mundo tem nos oferecido, ao final de tudo podemos concluir que o mundo quer que sejamos individualistas. O mundo não quer que confiemos em mais ninguém, e de fato isso tem acontecido. Vemos até mesmo igrejas querendo ser individualistas, onde denominações diferentes criam rixas entre si, e separam o seu rebanho umas das outras, para que não seja “roubado” nenhum membro ou nenhuma idéia, afinal de contas, ambas possuem a “fórmula secreta” de avançarem sozinhas, sem ninguém para as atrapalhar.

Jesus sabia sobre o mundo, sabia sobre o principe desse mundo, dessa força destrutiva que está presente em todos os lugares, e até mesmo Jesus foi confrontado, quando o principe desse mundo o tentou no deserto. O mundo disse para Jesus: “Eu não acho que você seja o filho de Deus! Você é? Então me prove!”. O mundo disse para Jesus: “Você quer poder? Eu tenho poder e te dou, basta você se prostar e me adorar!”. Foi isso que o mundo disse e ofereceu à Jesus, e é isso que o mundo vai dizer e oferecer à nós! Entenda que o principe desse mundo não quer o seu dinheiro ou os seus bens, ele quer apenas te confundir de quem você é, gerar dúvidas que nós somos filhos de Deus e nos forçar a buscar um “poder alternativo”.

Nessa oraçao de João 17 que Jesus fez, era sua preocupação como faríamos para vencer o mundo, e Jesus dá essa resposta para nós no versículo 11: devemos ser um em Deus, assim como Jesus é um só com o Pai, e o Pai é um só com Jesus. Somos em dez? Devemos ser um só como Pai! Somos em cem? Mil? Um milhão? Devemos ser um só com o Pai! Já passou da hora de entendermos o quanto a unidade da igreja é poderosa e faz o inferno recuar. A unidade da igreja nos assegura e nos guarda desse mundo cruel e maligno. Algo que vivemos hoje e que nos ajuda a manter a unidade com a igreja são as células. Se não fosse pelas tais, sem dúvida alguma estaríamos ainda mais vulneráveis ao mundo, pois esse sistema maligno quer que andemos sozinhos e solitários, sem ajuda de ninguém.

Não podemos deixar que nossa família seja abatida dentro da igreja. Não é dificil vermos lares cristãos onde o pai frequenta uma igreja, a mãe outra, e os filhos outra. Assim fica dificil de um dar suporte ao outro, de um ter relacionamento com o outro, fica dificil andar em unidade desta forma. Essa tem sido a família moderna e desagregada, onde cada um faz sua refeição em comodos diferentes, e não há mais um diálogo saudável, onde a internet e a tv a cabo calam as poucas palavras que restaram em nossos lábios. Não seja ingênuo a ponto de achar que isso é uma mera coincidência, pois tem algo podre e destrutivo por de trás de tudo isso.

A igreja moderna também tem se dissipado. Temos visto igreja falando mal de igreja, quando na verdade deveriam ser uma só com o Pai, orando e intercedendo uma pela outra, de glória em glória até alcançarem perfeita estatura do corpo de Cristo. Afinal, cordeiro ter medo de lobo é normal, agora cordeiro ter medo de cordeiro? Tem coisa errada nisso! O diabo veio para roubar, matar e destruir, é isso que o mundo tem vendido, e temos tido compradores desse projeto, infelizmente. Na igreja quando um cai, o outro levanta, já no mundo quando um cai, o outro passa por cima ou até mesmo chuta-o, pois o mundo nos odeia e quer nos derrubar e nos usar sempre.

Que em nome do Senhor Jesus, venhamos a aprender a olhar para as coisas que são do alto e aprender a andar em unidade, todos nós em Deus, como um só corpo. E isso não é só uma questão de escolha nossa, mas é uma questão de sobrevivência, é uma questão para nós, de vida eterna. O povo de Israel que estava escravizado conseguiu sair do Egito, mas o Egito não saiu de dentro deles. Em outras palavras, eles saíram do mundo, mas o mundo não saiu de dentro deles. E a consequência foi que todos eles morreram, sem herdar a terra prometida, com a excessão de Josué e Calebe. Unidade, sermos um no Deus Pai, é a chave para retirarmos o mundo de dentro de nós, e sermos resposta à oração de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>