Seis Níveis de Fidelidade

Pr. Valmir Oliveira

Texto base: Marcos 12:30

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”

Marcos 12:30

Em todas as áreas de nossa vida uma coisa que não podem faltar é a fidelidade, seja no nosso relacionamento com Deus, seja nos relacionamentos interpessoais, no trabalho, etc. No entanto, está em escassez nos dias de hoje. No livro de Provérbios capítulo 3:3 vemos que devemos prender a fidelidade ao redor do pescoço e escrevê-la na tábua do nosso coração, logo vemos o quão importante ela é. A definição de fidelidade no dicionário Aurélio é: Atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume, é uma característica daquele que é leal, confiável.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração”.

Provérbios 3:3

Podemos ver alguns tipos de fidelidade:

1)       Fidelidade de Deus para comigo.

Uma das características de Deus é a fidelidade. Ele nunca muda, e é fiel de geração em geração. Mesmo com o pecado de Adão e Eva, Ele traçou um plano de resgate para a humanidade.

2)       Fidelidade de você para com Deus

Marcos 12:30 nos mostra que devemos amar a Deus com o nosso corpo, alma e espírito. Quando eu disciplino meu corpo, e minha mente para a vontade de Deus, estou sendo fiel a Ele. Outra atitude de quem é fiel a Deus é ter uma busca diária por Ele.

3)       Fidelidade para com a liderança

Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são muito bons”.

 I Samuel 19:4

Honrar é dar respeito. Não apenas pelo mérito, ou pela posição, é estimar. E nosso dever como cristãos é honrar toda liderança. É impossível dizer que há honra e fidelidade onde não há obediência e transparência. E dar honra não é somente na presença, mas a fidelidade consiste em honrar na ausência.

4)       Fidelidade para com seu cônjuge.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;”
Efésios 5:22

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”
Efésios 5:25

A bíblia diz que devemos ser homens e mulheres irrepreensíveis. Para podemos dizer que somos fiéis a Deus, é necessário que sejamos fiéis dentro de nossas casas.

5)       Fidelidade para com seus pais.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa”.

Efésios 6:2

 Devemos honrar nossos pais, obedecendo a eles, respeitando-os para que assim sejamos fiéis a Deus.

6)       Fidelidade para com seus filhos

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”
Efésios 6:4

Os pais estão sendo fiéis aos seus filhos quando estabelecem autoridade sobre eles, quando se dedicam ao ensinamento da Palavra, quando se preocupam em dar um bom exemplo.

Assim como desejamos a fidelidade de Deus e das pessoas para conosco, precisamos nos tornar pessoas fiéis em todas as áreas de nossas vidas, hoje é o dia em que a luz de Deus veio sobre essa área em nossas vidas, portanto posicione-se e desfrute uma vida de fidelidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>