Salvação, Conversão e Santificação (Parte 2)

Pr. José da Silva

II Coríntios 6:14-18 e II Coríntios 7:1

Quando conhecemos ao Senhor, passamos a Crer e reconhecer quem ELE é, nós recebemos a salvação. Após isso passamos a viver uma nova vida, uma nova história, esse é o processo de conversão, que é gradativo e vai acontecendo dia após dia em cada área das nossas vidas. Mas existe ainda outro processo que é a Santificação.

Somos o templo do Espírito de Deus, Deus habita dentro de nós, ELE não é um mero visitante é um habitante e quando permitimos, ELE se torna dono dessa morada que somos nós.

Mas Deus não pode morar em um lugar contaminado por Impurezas, não há ligação alguma entre a luz de Deus e as trevas. Quando damos lugar para as coisas das trevas estamos quebrando o vínculo de intimidade com Deus, estamos permitindo que o pecado quebre o nosso relacionamento com ELE.

Por exemplo quando nos permitimos assistir filmes de terror, sensuais, pornográficos ou com excesso de violência, imediatamente perdemos toda fome pela busca de Deus, quebramos o relacionamento com ELE e precisamos recomeçar a construir a relação de Intimidade com Cristo. A Santificação é um processo que é condição essencial para vermos a Deus.

Em I Tessalonicenses 4:1-7 Paulo nos mostra a exigência da Santidade em nossas vidas para que possamos ver a Deus. Assim como em Hebreus 12:14 diz para seguirmos a paz com todos e a Santificação, pois sem Santificação não poderemos ver a Deus. Precisamos entrar nesse processo de santificação com as forças do Espírito Santo vencer as tentações e andar em Santidade para vermos o nosso Pai.

Não é porque estamos vivendo na Graça que temos a liberdade para Pecar! Não, nós não podemos pecar e precisamos nos tornar Santos como o nosso Deus é Santo (I Pedro 1:15-16). Mas como podemos ser libertos e parar de pecar por nós mesmos? Impossível! Por isso não podemos ignorar a terceira pessoa da Trindade: o Espírito Santo, é ELE quem nos assiste em nossas fraquezas. Somente através DELE é que podemos viver uma vida em santidade, uma vida reta e irrepreensível diante de Deus. Mas o Espírito Santo nos deixa livres e nós temos a opção de obedecê-lo ou não. Quando tentamos fazer com as próprias forças ou achamos que sozinhos podemos conseguir alguma coisa, o resultado é queda e frustração. O segredo é ser dependente do Espírito Santo! A Intimidade com o Espírito Santo é o segredo para se obter a Santidade.

Além da Intimidade com o Espírito Santo, precisamos ter Temor para com o Senhor. O Temor do Senhor é o princípio da Sabedoria. O temor não é medo, o Temor é o respeito, é o receio em praticar algo e ofender alguém a quem estimamos. Precisamos ter grande receio de ofender o caráter e a santidade de Cristo. Precisamos aprender a Temer e reverenciar as coisas de Deus.

Precisamos também avaliar as nossas vidas, avaliar as nossas ações e principalmente avalias as nossas reações. Conseguimos nos policiar em nossas ações mas muitas vezes as reações são incontroláveis. Precisamos fazer uma auto-avaliação, anotar os pontos que precisamos mudar e apresentarmos ao Espírito Santo, ELE vai nos auxiliar.

O Espírito Santo coloca as direções dentro de nós quando O buscamos, basta estabelecer um relacionamento que poderemos Sentir sua presença.

O Espírito Santo fala através de sua palavra e muitas vezes Será confirmada através de nossos irmãos, mas a base sempre será a palavra de Deus.

À medida que avançamos em Comunhão e Intimidade com o Espírito Santo é a mesma medida que avançamos em Santidade. Ele é o nosso “personal trainer” Ele diz quando estamos mortos pelo pecado e nos recomenda exercícios diários para vivermos uma vida condizente àquilo que Deus espera de nós. Quando Deus nos pede santidade, ELE nos dá os meios para alcança-la.

Precisamos andar com o Espírito Santo,  nós muitas vezes somos moldados pelas pessoas com as quais caminhamos, as vezes somos moldados até negativamente pelo fato de andar com más influências, mas quando  passamos a caminhar com o Espírito Santo ao longo dessa caminhada passamos a ter os seus traços, a sua natureza santa.

Quando Jesus foi preso, precisaram de um traidor para identificar quem era o mestre. Os discípulos andaram 3 anos com Jesus e se tornaram extremamente parecidos com ELE.

É impossível a obra se completar em Mim sem a Presença Ativa do Espírito Santo, mas podemos ter relacionamento com ELE em qualquer lugar a qualquer hora, nos momentos mais íntimos e reservados que somente você está, ali o Espírito Santo também está presente e disponível para te ajudar, basta clamar por ELE.

Na Igreja primitiva, os cristãos vendiam as propriedades excedentes e levavam o dinheiro aos pés dos apóstolos, com a finalidade de que ninguém esbanjasse e outros passassem necessidades, entretanto, Ananias e Safira venderam a propriedade e Mentiram para os apóstolos e para o Espírito Santo. O resultado disso foi a morte instantânea do casal, eles tinham perdido o Temor pelo Senhor e nós muitas vezes temos levado as nossas vidas sem qualquer temor. Caminhe diariamente com o Espírito Santo e seja cheio do Temor do Senhor em sua vida, caminhando a passos largos nesse processo de Santificação, tendo como maior anseio ver Deus face a face.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>