Que Tipo de Igreja temos construído?

Pr. José da Silva

Atos 2:40-47 e 5:12-16

Muitos de nós temos certa dificuldade em saber qual é a nossa verdadeira identidade e isso implica diretamente na forma como lidamos com o nosso papel perante a sociedade e o Reino de Deus, nós somos a Igreja do Senhor, igreja não são os prédios “sagrados”, igreja são as pessoas que juntas formam o corpo de Cristo.

E qual é a igreja que temos edificado? No texto base vemos o exemplo da igreja primitiva estabelecida pelos apóstolos e baseada na direção do Espírito Santo. Até que ponto a igreja que temos edificados nos dias de hoje, ao menos se parece com a igreja primitiva? O cenário atual nos remete ao fato de que saímos dos trilhos quando se trata da edificação do corpo de Cristo. Hoje nos contentamos com o conforto das poltronas, a boa qualidade musical, estruturas do ministério infantil, ar condicionado entre outros benefícios que as instituições podem oferecer. Precisamos da presença manifesta do Espírito Santo. Precisamos retomar os valores da igreja primitiva. Com a reforma protestante houve uma melhora, mas ainda assim estamos distantes de viver o estilo de Vida poderosa da igreja primitiva.

Características da Igreja Primitiva que precisamos resgatar:

1) União: Os irmãos da igreja primitiva eram unidos, todos os dias se reuniam nas casas dos irmãos para compartilhar o pão, eles eram unanimes no propósito e chegaram inclusive a compartilhar os próprios bens em favor dos mais necessitados. A igreja que estamos edificando é uma igreja unida? Ou será que cada um busca seus próprios Interesses?

2) Sinais e Maravilhas: Na igreja primitiva havia sinais e maravilhas, milagres aconteciam constantemente, em Atos relata que as pessoas ficavam nas ruas aguardando os apóstolos passarem e até a sombra de Pedro quando passava levava cura. Onde o Espírito Santo se manifesta há milagres, sinais e maravilhas. Assim também na igreja que estamos edificando é necessário haver um clamor para que o Espírito Santo opere tais sinais nos dias de hoje.

3) Admiração da Sociedade: A Igreja primitiva era um grupo de pessoas que  através da união, dos sinais e maravilhas, do seu estilo de vida  e da notória presença do Espírito Santo conquistaram a admiração da sociedade. Hoje a igreja que temos edificado tem alcançado a admiração da sociedade ou tem causado repulsa nas pessoas?

4) Crescimento Espetacular: Na igreja primitiva havia um crescimento exponencial e espetacular,  a cada reunião, a cada partir do pão, novas pessoas eram acrescentadas à igreja, nos cultos haviam grande número de conversões.  Assim também deve acontecer na igreja que temos edificado, pelos frutos conhecemos a árvore e toda boa árvore produz muitos frutos e frutos bons, uma vida cheia do Espírito Santo sempre produz frutos, vidas são acrescentadas ao Corpo de Cristo quando buscamos e somos cheios do Espirito Santo.

Podemos notar grande diferença entre a igreja de hoje e a igreja primitiva, a essência dos primeiros crentes precisa ser resgatada, precisamos ter o encargo e a responsabilidade de voltar ao início e viver um novo padrão de cristianismo e por fim desfrutar do agir sobrenatural do Senhor em nosso meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>