Quatro níveis de relacionamento com Deus

Pastor: Vagner de Oliveira

Texto base: Hebreus 10:19-23

Naquele tempo existia um lugar específico para se ter relacionamento com Deus, esse lugar se chamava: Tabernáculo, ali era onde a Presença de Deus se manifestava. Hoje para nós este lugar é apenas uma simbologia pois a Presença de Deus passou a se manifestar dentro daqueles que são seus filhos.
O Tabernáculo era composto por 4 áreas:  Acampamento Externo, Átrio, Lugar Santo e Santo dos Santos.

Cada uma dessas áreas representam níveis de relacionamento que podemos ter com Deus.

A palavra diz em Hebreus 10:19-23 que é necessário ter ousadia, intrepidez para entrar no santo dos santos, o lugar de mais intimidade com Deus… é necessário um coração sincero.

Em qual nível você se encontra?

Para avaliarmos melhor a nossa vida, vamos falar a respeito desses  4 níveis de uma forma decrescente:

4º NÍVEL: ACAMPAMENTO EXTERNO
Nessa área encontravam-se pessoas acampadas, as quais ficavam ali esperando pelo sumo sacerdote entrar no templo para interceder pelo povo. As pessoas ali também eram classificadas em 4 tipos:
- Os comerciantes: Eram aqueles que esperavam lucros, apenas buscavam receber algo. Muitos vivem assim dentro da igreja. Quantos não estão vivendo apenas esperando receber uma benção, esperando que Deus faça um milagre?! Vivem barganhando bênçãos com Deus, esquecendo-se da essência que é buscar a face do próprio Deus para que as demais coisas Ele mesmo acrescente, estão preocupados apenas com sua própria vida, com o seu sustento.

- Aqueles que não tinham sacrifício: Havia pessoas ali que não tinham nada para oferecer a Deus, e talvez muitos de nós também temos vivido dessa forma, queremos receber de Deus, ter intimidade com Ele mas não temos nada para oferecer a Ele, mais do que coisas materiais, o Senhor deseja receber o nosso coração, a nossa vida como oferta de amor. Ainda existe um preço a ser pago para entrar no santo dos santos e ter intimidade com Deus. O que você está disposto a ofertar pra Deus?

- Pessoas doentes: Ali também ficavam acampadas pessoas com muitos tipos de doenças. Hoje podemos dizer que existem muitas pessoas que não conseguem ter um nível de intimidade maior com Deus por se acharem desqualificadas, pessoas complexadas, cheias de mágoas e feridas na alma, não conseguem enxergar a Presença de Deus. O Senhor nos chama para sermos curados e entrarmos em Sua Presença confiadamente. Aquele que foi capaz de rasgar o véu para nos dar livre acesso à Sua Presença também é capaz de curar todas as nossas feridas.

- Homens castrados: Eram aquelas pessoas as quais não frutificavam em nada. Talvez nos encontremos dessa maneira hoje, nada dá certo, nada se multiplica em nossas vidas, só regredimos, nos sentimos estéreis. Deus quer nos levar pra mais perto Dele, quer nos ajudar a dar frutos que testemunhe o Seu poder, mas nada disso Ele fará se nós não fizermos a nossa parte que é ter posicionamento, atitude, ousadia, é sair do superficial.

3º NÍVEL: ÁTRIO

Este lugar era composto por 2 itens:   Altar onde queimava o sacrifício e Pia de Bronze.

Ali era o lugar onde o sacerdote precisava “trabalhar”, sair da zona de conforto, deixar o acampamento, deixar o seu comodismo. Era um lugar de tomar atitude, de queimar a carne, de purificação.

Muitas pessoas hoje não querem estar neste lugar, pois a carne fala mais alto! Sentem medo de abrir mão de suas vontades, dos seus desejos carnais por amor a Deus. No átrio não existe espaço para o pecado, é preciso deixar que o fogo consuma tudo o que é carne.

2º NÍVEL: LUGAR SANTO

Apenas o sacerdote poderia entrar nesse lugar. Ele era composto por 3 elementos: Mesa com 12 pães, Candelabro com 7 velas e Altar de Incenso.

A mesa com os 12 pães simboliza alimento, sustento; só entra nesse nível quem realmente tem fome de Deus, tem palavra e alimento, é onde nos abastecemos da Vida de Deus e estreitamos o nosso relacionamento com Ele.

O candelabro com 7 velas representa a luz e clareza de Deus nas nossas vidas. As velas deveriam estar acesas em todo o tempo, com isso aprendemos que quando estamos nesse nível em todo o tempo temos clareza e revelação de quem é Deus e Sua palavra.

O altar de incenso tipifica a nossa oração. O incenso era colocado ali para que o perfume suave eliminasse o cheiro da carne que estava sendo queimada no átrio. O Senhor não tem parte com o que provém da carne, é abominável à suas narinas, por isso nossa oração deve ser agradável a Deus, precisamos renunciar tudo o que é da carne.

1º NÍVEL: SANTO DOS SANTOS

Um lugar onde apenas o sacerdote poderia entrar uma vez por ano, era um lugar secreto e ali estava a Arca da Aliança onde era atraída a Presença de Deus; era um lugar restrito, um lugar de plena intimidade com o Senhor.

Quanto tempo faz que não entramos nesse lugar? Jesus rasgou o véu que impedia de nos achegarmos a Deus, hoje temos livre acesso ao Santo dos Santos. O que nos impede? Deus sente nossa falta! Deus sente falta de quando entravamos naquele lugar apenas para estar em Sua Presença; mais do que fazer coisas pra Deus é estar na Presença de Deus, Ele anseia por momentos de intimidade a sós.

Como entrar no Santo dos Santos?
1 -Ter admiração pelo Senhor.

Só andamos com quem admiramos, só queremos estar perto de quem conhecemos; para entrar no Santo dos Santos é necessário conhecer a Deus.

2 – Ter aproximação de Deus.

É impossível ter intimidade com alguém de longe, é necessário estar perto, andar junto e assim também é com Deus, para ter plena intimidade com o Senhor é preciso aproximar-se Dele.

3 – Tocar em Deus

Deus quer nos levar além, mas para isso é preciso fazer o que ninguém nunca fez, ir aonde ninguém nunca foi, chamar a atenção do Senhor.

Deus nos chama para mais perto, mas a pergunta é: O que estamos dispostos a fazer?

Que possamos a partir de hoje ter uma nova conduta diante de Deus, mudança de atitude, ousadia e posicionamento para que possamos entrar no lugar secreto no qual Deus nos espera todos os dias, em nome de Jesus.

Uma ideia sobre “Quatro níveis de relacionamento com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>