Princípios de Fidelidade no Discipulado

Pr. Vagner Oliveira

Texto Base: II Sm 11:6-10 e Salmos 100:5

No Salmo 100 versículo 5 notamos que a fidelidade de Deus se estende de geração em geração, a fidelidade faz parte da natureza de Deus, e quando somos fiéis estamos expressando uma parte da natureza divina.

Urias expressou a natureza de Deus quando foi fiel a Davi, ele se recusou a dormir com sua esposa, desfrutar do conforto disponibilizado pelo Rei pois sabia de suas responsabilidades na guerra. Davi dormiu em meio a guerra e assim  como o povo de Israel, nós estamos em guerra, estamos travando batalhas dia após dia, qual tem sido a sua postura?

A bíblia nos dá alguns princípios para desfrutarmos da fidelidade de Deus, quando somos fieis Deus responde a nossa fidelidade e veremos alguns princípios de fidelidade no discipulado.

1)   Fidelidade no Compromisso com a Célula: Urias se recusou a ter dias de conforto enquanto seus amigos e subordinados estavam na guerra, Urias tinha a responsabilidade de lutar contra os inimigos e ainda defender o parceiro. Ele não quis desfrutar dos privilégios do rei enquanto seu parceiro poderia estar morrendo. Qual o seu nível de fidelidade para com a sua equipe? O que você está disposto a “perder” para que o Reino de Deus venha Crescer e Ganhar? De que maneira você tem contribuído com seu líder? Se quisermos construir uma grande obra, precisamos de um exército de soldados como Urias! Em meio às dificuldades qual as respostas que você tem dado? Qual o seu nível de maturidade? Se você quer experimentar a Fidelidade de Deus, você precisa ter compromisso com o Reino!

2)   Fidelidade quando não se faz aquilo que você espera: em outras palavras, Fidelidade quando você é contrariado em suas expectativas, como você se comporta quando dá um presente ou faz um favor a alguém e depois não é reconhecido? Os valentes de Davi atravessaram o arraial dos filisteus para buscar água da fonte que Davi desejava, eles poderiam ter dado a vida deles simplesmente para satisfazer a vontade de Davi, mas quando chegaram e entregaram a água a Davi, ao invés de receber  um elogio, eles viram Davi oferecendo a água a Deus e despejando-a toda no chão. Se fosse você? Como se sentiria ao ver o trabalho que poderia ter custado a sua vida, indo pelo ralo? E se você der aquele presente especial para um líder seu, e depois de meses você visse o presente que você deu nas mãos de outra pessoa? Como você reagiria? Você continuaria sendo fiel a sua liderança?  Quando você permanece fiel para com as suas autoridades, a fidelidade de Deus te alcança!

3)   Fidelidade Diante do Confronto (Mt. 16:19-23) Pedro foi elogiado por ter uma revelação do Reino, mas minutos depois ele foi confrontado por Jesus que disse: “Arreda-te Satanás…” Como você reagiria se ouvisse esse tipo de confronto publicamente? Qual a sua resposta diante do confronto, você foge ou  se corrige? Jesus confrontou Pedro publicamente, precisamos ser confrontados diariamente, pois para mudar de nível, precisamos dar as respostas corretas diante dos confrontos e a sua resposta diante dos confrontos te levará a um nível mais alto em Deus.

4)   Fidelidade diante do tratamento: (Atos 13: 4, 13, 36-39) João Marcos abandonou a equipe em meio às dificuldades da viagem missionaria, mas ao fim das dificuldades, ele quis retornar para a equipe, entretanto Paulo não permitiu, não o aceitou em sua equipe como forma de tratamento. Como você reage ao tratamento de Deus através de sua liderança?  João Marcos aceitou o tratamento e se tornou um grande homem de Deus ( Cl. 4:10 e II Tm 4:9-11) segundo historiadores, quando Paulo estava em seus últimos dias, era João marcos quem estava cuidado e dando continuidade à obra de Deus. E se fosse você no lugar de João Marcos, você cuidaria de Paulo ou Deixaria ele morrer sozinho?

A fidelidade de Deus está disponível para você, mas a sua resposta é fundamental para desfrutar dessa fidelidade.

Que você possa decidir viver a Fidelidade de Deus em todas as áreas de sua vida, se tornando fiel a Deus e às autoridades espirituais que  Ele tem estabelecido sobre você. Posicione-se ainda Hoje e desfrute da Fidelidade Sobrenatural do Senhor.

Uma ideia sobre “Princípios de Fidelidade no Discipulado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>