Preparando um Lugar para Deus

Pr. Vagner Oliveira

Texto Base: Êxodo 33:7

Onde tenho me encontrado com Deus? Moisés era alguém que tinha uma profunda intimidade com Deus, e como lemos no texto de Êxodo 33:7, Moisés preparou uma tenda fora do arraial exclusivamente para se encontrar com Deus. Quando ele entrava ali naquela tenda, era somente ele e Deus, longe do povo e de qualquer outra coisa, era o momento de Moisés ouvir e ter experiências únicas com Deus, e isso trazia intimidade entre ele e Deus. Ele já tinha tido muitas experiências mas não era o suficiente, ele queria mais, e isso que o impulsionou a construir essa tenda, a fome por mais de Deus que o impulsionou. No caso de Moisés o local de encontro com Deus era a tenda, mas qual tem sido o nosso local de encontro com Deus? Qual tem sido o meu lugar secreto com o Pai?

Construir uma tenda vai muito mais além, nos fala de decisão e planejamento, fala de ter um tempo especial com Deus. Segundo o texto de Amós 4:12, podemos concluir que Deus não vai ser íntimo de alguém que não está preparado para isso. Quando não estou alinhado ao propósito de Deus, fico de fora de sua intimidade. Do que eu tenho fome: das coisas de Deus ou do mundo? É preciso ficar atento, pois Deus não derrama azeite em vaso sujo e rompido.

Podemos aprender alguns princípios com a vida da viúva de II Reis 4:1-7. Ela era uma mulher que fora casada com um profeta do Senhor. Seu marido acabou morrendo e não lhe deixou muitos bens, aliás ficou algumas dividas para trás, e os credores queriam levar os filhos dessa mulher como pagamento da dívida. Mas uma coisa preciosa o marido da viúva deixou: um pouco de azeite. Azeite na bíblia nos fala da unção de Deus. Vejamos alguns princípios desse texto que certamente nos levarão a ter mais intimidade com o Pai:

1- Clamou ao profeta: No desespero aquela mulher foi buscar direção em Deus. Aquela crise a levou para perto de Deus, o que me leva a me perguntar: para onde minhas crises tem me levado? É nesses momentos que somos testados por Deus, e a resposta dessa mulher foi a melhor que ela poderia ter dado. Ela estava declarando que independentemente da situação ela dependia apenas do Senhor, não era no dinheiro, nem na sua inteligência, mas unicamente no Senhor.

Talvez essa tenha sido a primeira experiência entre essa mulher e Deus após a morte de seu marido, o que nos leva a uma grande verdade: a primeira experiência nos leva a segunda experiência, e assim sucessivamente, mas é preciso posicionamento.

2- Deus multiplica o que você tem: Zero multiplicado por zero continua sendo zero. Para se multiplicar algo é necessário ter alguma coisa em mãos. Aquele homem deixou algum azeite em sua casa, e foi o suficiente para Deus agir. O que você tem dentro de sua vida para Deus multiplicar? Se for uma vida oca, sem experiências, é preciso rever o que está acontecendo de errado e se posicionar em relação a isso.

Nossa vida é reflexo do que temos por dentro, portanto quanto mais azeite, quanto mais unção de Deus eu tiver, mais vou poder derramar e distribuir, mas preciso estar disposto a viver minha vida para Deus

3- Bons relacionamentos: A direção de Eliseu foi para ela pedir muitas vasilhas emprestadas a seus vizinhos, o que nos fala de ter um bom relacionamento com as pessoas, dar um bom testemunho onde quer que formos.

Precisamos nos relacionar e sermos amigáveis com as pessoas, imagine só se essa mulher não tivesse um bom relacionamento com as pessoas, quem iria emprestar algo a ela? Deus não anda com pessoas irresponsáveis e desleixadas, o que nos mostra que é preciso sermos responsáveis por sermos alguém que espelha o caráter de Cristo.

4- Feche a porta do seu quarto: Esse é o desejo de estar a sós com Deus, sem interferências nem pausas. Tempo investido com Deus, largar tudo para ficar mais com Ele. É nesse tempo e lugar que vamos cavar grandes tesouros espirituais em Deus, que mudaram toda a trajetória de nossas vidas.

5- Discipulado: Outra direção de Eliseu foi para aquela mulher entrar para dentro de sua casa com sua família e ninguém mais. Tudo seria feito apenas com a família envolvida, o que nos aponta para o discipulado.

Quanto mais eu derramar da vida de Deus nas pessoas, mais eu vou ser cheio, mais Deus vai me revelar, e muito mais Ele vai falar comigo. Todo óleo que Deus derramar sobre nós é para impactar a vida da minha família, dos meus filhos, dos meus discípulos.

Nesses dias em que o Senhor tem nos direcionado a ter mais intimidade com Ele, esses princípios se tornam muito preciosos para alcançarmos esse propósito. Que em nome de Jesus, assim como essa viúva, nós, a igreja de Cristo, possamos nos posicionar e alcançar ainda mais intimidade com o Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>