Momento de Decisão

Preletor: José Simões

Texto Base: 2:16 – 17

Em nossa existência terrena, a todo o momento tomaremos decisões. Sejam elas grandes ou pequenas, mas teremos que tomá-las. Uma coisa muito importante que devemos aprender é que Deus não toma decisão por você! Mas, se temos um relacionamento com Ele, nós teremos direções dEle, e mesmo assim, Deus não decidirá por mim e por você.

Muitas coisas que passamos hoje são consequência de decisões erradas do passado.

E por que algumas vezes decidimos errado? É simples, é porque somos precipitados. Será que quando dizemos que estamos orando a respeito de algo, estamos esperando mesmo que a vontade de Deus seja revelada?

Na vida sempre teremos duas vozes que irão nos influenciar, mas a decisão ainda será sua.

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Gênesis 2:16-17 

Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão!
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal’”
Gênesis 3:4-5

1º influência: As Vozes

Deus não criou as duas vozes para que o homem as ouvisse, mas permitiu que isso acontecesse para que houvesse o livre arbítrio. Deus deu a ordem para que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas o poder de escolha estava com Adão e Eva.

Existem coisas na vida que não precisamos experimentar porque elas só nos trarão dano, mas mesmo assim experimentamos, por não ouvirmos a voz de Deus.

2º Influência: Decisão da Alma

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.”
Gênesis 3:6

A decisão de Eva foi totalmente almática. Primeiramente ela ouviu o diabo, viu que o fruto era agradável aos olhos, e que além de tudo poderia obter discernimento através dele, e então o comeu. Muitas vezes tomamos decisões pelo que sentimos ou pelo que vemos. Nossas decisões precisam ser baseadas nas verdades de Deus. Numa mente renovada por Ele, o diabo não tem lugar.

3º Influência: Medo

Medo excessivo rouba, trava e nos impede de avançar. Deus quer você com uma mente renovada. Uma mente renovada sabe discernir de quem é a voz que está ouvindo.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
II Coríntios 5:17

Depois que nos convertemos, todas as coisas se fazem novas, mas às vezes o que ainda falta é que nossa mente seja renovada.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”

João 10:27

 Se você não está ouvindo a voz de Deus, é porque você não está sendo ovelha. É necessário que você se torne uma, se não quiser ser confundido pelas vozes, porque o diabo sempre vai tentar confundir sua mente quando você estiver prestes a tomar alguma decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>