Lealdade ao Rei

Pr. Cilcio moreira

Ii sm. 11:1-18

Davi foi um homem segundo o coração de deus e mesmo assim cometeu falhas graves para com ele.  Naquela época era costume dos reis irem para a guerra na linha de frente da batalha. No entanto Davi preferiu ficar no palácio durante o período da guerra e em um de seus passeios pelos terraços do palácio, ele viu uma bela mulher se banhando e decidiu deitar-se com ela, entretanto depois de alguns dias, essa mulher informou Davi que estava grávida. Essa mulher (Bate-Seba) era casada com Urias! Davi cometeu adultério e sabia que havia pecado, mas ao invés de se arrepender, tentou encobrir o pecado. Chamou Urias que estava na guerra e orientou que ele se deitasse com sua mulher para que a gravidez fosse encoberta! Entretanto Urias era leal e não se deitou com sua esposa, mesmo depois de Davi embriaga-lo ainda assim Urias permaneceu leal. Então Davi decidiu colocá-lo na linha de frente da batalha, e assim Urias morreu.

Urias entrou para a história e podemos aprender com algumas de suas virtudes:

1) Urias era Obediente: Urias mesmo sabendo que estava correndo risco de morrer, obedeceu. Ele foi alistado para o exército e como bom soldado andava em obediência, mesmo que isso lhe custasse  a própria vida. Muitas vezes nos alistamos para o exército de Cristo, mas não queremos andar em obediência, recusamos o chamado para liderar e até mesmo para abrir nossas casas e sermos anfitriões.

Um soldado obediente precisa dar respostas rápidas em lealdade. Como está a nossa lealdade para com a liderança? Será que temos andado em obediência?

2) Urias tinha conhecimento do que estava fazendo: Urias sabia que o lugar dele era estar na batalha, ele sabia que não era para estar deitado com sua mulher ou na mesa do rei! Há uma guerra em andamento, onde você está? Buscando o conforto ou lutando com o exército? Muitas vezes não sabemos o que fazer, como agir e ficamos assistindo o que está acontecendo ao redor! Saímos dizendo que o culto está frio, ou que a célula não foi boa! Mas o nosso papel é mudar a nossa célula, incendiar o culto, não podemos ser passivos. Precisamos saber qual a nossa posição, muitas vezes acabamos entrando em conflito com pessoas e pensamos em mudar de célula ou igreja, mas quando entramos em conflito com nossos irmãos biológicos? Procuramos outra família? Não! Então não saia de onde deus te colocou, a benção vai te acompanhar no lugar que deus te colocou!

3) Urias mostrou confiança e lealdade ao seu senhor: depois de algumas tentativas sem sucesso, Davi enviou uma carta para Joabe através de Urias! O que será  que você faria no lugar de Urias? Havia uma série de acontecimentos entre ele e o rei e por fim o rei manda uma carta através dele, qual seria o conteúdo da carta? Urias venceu a curiosidade, e demonstrou lealdade ao levar a própria sentença de morte sem abri-la.

4) Urias não deixou a obra do seu senhor incompleta: Urias sabia que tinha uma guerra em andamento, com  isso ele não perdeu o foco, fez o que precisava ser feito, mesmo que corresse o risco de morrer. O nosso Deus não é Deus de obras incompletas, se ELE começou a boa obra, ELE vai terminar e quer usar a sua vida para completar essa obra! Não desista, seja alguém perseverante e de obras concluídas!

Que possamos aprender com esse homem que entrou para história de Israel.

A partir de hoje posicione-se com lealdade e obediência concluindo a boa obra de Deus, expressando o caráter de Cristo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>