Lançando as Redes no Lugar Certo

Obreiro João Paulo

Texto Base: Lucas 5:1-9

Muitas pessoas colocam o seu coração e suas esperanças no lugar errado, e isso acaba por gerar um sentimento de tristeza e fracasso nas suas vidas. Para um pai, um dos piores sentimentos é ver que seu filho se acha um fracassado, quando na verdade é um grande vencedor. Com Deus, nosso Pai, não é diferente, pois Ele quer nos ver trilhar um caminho vitorioso.

Vejamos o texto de Lucas 5:1-9. Notamos grande semelhança com o comentário que fizemos logo acima. A bíblia conta a história de Pedro logo quando começou a caminhar com Jesus. E analisando o texto, vemos que Pedro e os outros pescadores passaram a noite toda ali tentando pescar algo, mas foi em vão pois nada pescaram ali. Temos que ter em mente que a pesca era a fonte de renda deles, ou seja, eles sabiam como, quando e a forma de se pescar, eram profissionais. E como tais, também dependiam da pesca para ter uma renda, para se sustentarem. Agora imagine você, passar a noite inteira no seu trabalho, e no dia seguinte não ganhar nenhuma remuneração. Como você se sentiria: um vitorioso ou um fracassado? A resposta para essa pergunta depende de algo que vamos ver ao longo dessa mensagem.

Vemos que Pedro já estava limpando a sua rede, estava tirando toda sujeira para voltar ali uma outra hora. Imagino que ele deveria estar já exausto, depois de uma noite difícil de trabalho ainda ter que tirar sujeira da rede. Situação difícil essa, Pedro ali devia estar se sentindo cansado e triste por tudo que estava passando.

Essa rede de pesca devemos trazer para os nossos dias, que simboliza o meu coração na Palavra de Jesus. As vezes lançamos nossos corações em tantas coisas, e só acabamos por pescar sujeira e enrosco e é o que nos deixa cansados e tristes, assim como Pedro.

Muito interessante é que se analisarmos o contexto, a cidade que eles estavam ali se chama Carfanaum, que significa “Aldeia de Naum”, e Naum por sua vez significa “Consolador”. Podemos consideram então que ali era um lugar de consolo, e Pedro estava ali, mas sem o verdadeiro Consolador, que é o Espírito de Deus (João 14:16-17). Pedro estava desconsolado de tanto jogar as redes e não ver resultado algum, e pior, pegar sujeira ainda por cima.

Vemos também que ali tinham dois barcos, mas Jesus entrou especificamente no barco de Pedro. Isso nos mostra que tudo tem o seu propósito, para tudo Deus tem um plano já estabelecido. Jesus diz em João 16:33, que no mundo teremos aflições mas para termos um bom ânimo pois Ele venceu este mundo, e é justamente isso que Jesus quer passar para Pedro, quando dá a seguinte instrução:

“Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.” Lucas 5:4

Jesus instrui Pedro para ir até o fundo e então jogar as redes. Isso nos fala que não adianta de nadar jogar as redes no lugar errado, no raso, só vai trazer sujeira e enrosco para nossas vidas. Onde tenho lançado as redes do meu coração? Em Jesus ou nas coisas desse mundo? Amado, jogue as redes do seu coração, as suas necessidades em Jesus.

A resposta de Pedro foi determinante para a mudança na vida dele. Pedro ali foi obediente, pois como dissemos ele era um profissional, sabia o que estava fazendo. Talvez não tenha sido fácil dar ouvidos a Jesus, que tinha acabado de chegar ali, mas ainda assim Pedro foi obediente dando ouvidos à Jesus, e fazendo o que Jesus mandou. Faça como Pedro, mude sua forma de pescar, renove a sua mente, e faça a vontade do Senhor. (Romanos 12:2)

Devemos saber que somos filhos do Senhor, e que Ele é o nosso Pai! Se tem uma coisa que filho sabe fazer bem é tocar o coração de seu Pai. Precisamos ter a convicção disso em nossas vidas, e aprendermos a colocar todo o nosso coração em nosso Pai amado. A palavra diz que é em nossa fraqueza que Ele nos aperfeiçoa pelo seu poder (2 Coríntios 12:9), então se a situação está difícil, está na hora de deixar as forças humanas de lado e deixar que Ele nos guie e nos diga o que fazer.

Um exemplo na bíblia que podemos dar sobre situações difíceis é o de José. Muita coisa do que ele viveu foram coisas que ele mesmo plantou, porém outras não, como por exemplo quando ele foi preso acusado de cobiçar a mulher de faraó, quando na verdade não havia feito nada. Essa situação porém era um tratamento na vida dele, já que mais tarde ele viria a ser o governador de todo o Egito. Uma coisa é certa: estar no centro da vontade de Deus nos traz paz, e nada pode nos parar quando vivemos o propósito de Deus para nós.

Onde tenho lançado as redes do meu coração? Pedro primeiramente lançou na sua força, no seu conhecimento e nas suas habilidades. Mas logo achou o seu caminho, e quando Jesus o guiou, lançou a rede do seu coração nas palavras de Jesus, no próprio Jesus ele as lançou, e quando fazemos isso, nós não nos frustramos nem nos sentimos tristes, muito pelo contrário, achamos o sentido real das nossas vidas, pois este é o lugar certo para lançarmos o nosso coração: em Jesus.

Uma ideia sobre “Lançando as Redes no Lugar Certo

  1. alberto

    muito boa essa ministração tanto que vou ministrar ela hoje dia 02,08. AQUI NA COMUNIDADE RIBEIRÃO PIRES fui muito abençoado por Deus atraves dessa palavra fica na paz

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>