Identidade: Você precisa descobrir a sua

Pr. Murilo Mulieri

Texto base: Mateus 16:1 3-20

Muitas pessoas não tem a menor noção de quem são, e a importância da identidade. É necessário conhecermos primeiramente quem Deus é para depois saber quem nós somos. O diabo teve uma crise de identidade, mesmo sendo um anjo de luz, quis ser Deus. Adão e Eva foram feitos à imagem e semelhança de Deus, mas também tiveram uma crise de identidade; eles não acreditaram quem eram e comeram do fruto. O próprio Jesus foi tentado a ter uma crise de identidade enquanto estava no deserto, mas a diferença foi que Ele sabia quem era. Se o próprio Jesus foi tentado a ter crise de identidade, nós, mesmo estando dentro da igreja também estamos sujeitos.

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.”
Mateus 16:13-20

Estamos vivendo em uma sociedade que sofre de crise de identidade. As pessoas estão cada vez mais perdidas, presas nos seus pecados, e os valores estão invertidos. Você precisa saber sua posição em Deus, pois a sua condição mudará durante sua vida, mas a sua posição em Deus nunca mudará. Muitas circunstâncias do dia-a-dia tentam roubar a nossa paz, a nossa fé, mas maior do que sua crise é a sua posição diante de Deus.

Nem sempre sua realidade é uma verdade, sua realidade é um tempo que Deus te permite passar para te moldar. Sempre que você estiver pronto para mudar de nível, quando sua resposta estiver às portas, sempre virá um problema para testar seu coração. Sempre que Deus cria uma crise em nós, é porque logo ele nos colocará em lugar de honra, você só precisa acreditar que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Podemos ver quatro perguntas no texto de Mateus:

  • Quem você é para as pessoas?

Jesus chamou os discípulos e perguntou: “… Quem dizem os homens ser o Filho do homem?…”

O que as pessoas falam de você? Como você é conhecido nos lugares onde frequenta?

É importante saber isto, pois você não carrega somente o seu nome, mas carrega junto o nome de Cristo.

  • Quem você é para o diabo?

Você é tudo o que o diabo gostaria de ser e você tem tudo o que o diabo gostaria de ter, mas muitas vezes não valorizamos a presença de Deus que habita dentro de nós. O diabo tem medo que você descubra sua verdadeira identidade.

  • Quem você é para você mesmo?

Quem não tem identidade tenta ser o que não é. Existem pessoas perdidas dentro da própria igreja. Pessoas que querem fazer coisas para Deus, que Ele mesmo não pediu. Muitas pessoas se sentem frustradas dentro e fora da igreja porque tem a necessidade de fazer coisas para se sentir valorizado. Pessoas que não sabem quem são e o que estão fazendo, começam a perder tempo com o que os outros são, fazem ou pensam sobre ela. Você somente será feliz quando for aquilo que Deus planejou para você ser. Assim, você será feliz em qualquer condição ou situação.

  •  Quem Deus é pra você?

O texto continua em Jesus perguntando para os discípulos quem Jesus era para eles.
Hoje as pessoas creem num Jesus que nada tem a ver. Talvez você O tenha como aquela imagem, mas Jesus não está preso naquela cruz.
Você não precisa de informação para saber quem Ele é, você precisa de revelação.

Podemos ver em Êxodo 3:13-14, quando o povo de Israel estava preso no cativeiro no Egito, Deus apareceu para Moisés no meio de uma sarça, dizendo EU SOU O QUE SOU.
Talvez isso não tenha sentido no nosso idioma, mas no original o que Deus quis dizer é Eu Sou tudo aquilo que você precisar que eu seja. Diante disso, o que você precisa que Ele seja na sua vida?

Os seus resultados positivos ou negativos não definem quem você é. Deus se importa mais com aquilo que você é hoje, do que com o que você faz ou já fez na sua vida.
Você só vai ser feliz sendo quem realmente você é, independente de acontecer coisas boas ou ruins, você vai ser feliz quando você for aquilo que Deus planejou para que você fosse. A felicidade é um posicionamento do espírito, você decide se vai estar feliz ou não.
A maioria dos problemas existe porque nós duvidamos de quem somos. O diabo tem medo de descobrirmos quem nós somos em Deus. Enquanto você achar que não é ninguém, as coisas não irão mudar. Você não tem que ser aquilo que os outros pensam, você precisa ser aquilo que Deus pensa a seu respeito.

2 ideias sobre “Identidade: Você precisa descobrir a sua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>