Ganhei uma Nova Vida em Cristo: E Agora, Como Devo Agir?

Pr. Almir de Freitas

Texto Base: Atos 3:1-10

Quando aceitamos a Jesus, cremos que ELE é a nossa salvação e nos batizamos, segundo a palavra de Deus nós somos salvos, mas após alcançarmos a salvação através de Jesus como devo agir? Será que Acabou por Aí?

A Bíblia nos fala que devemos entrar pela porta e seguir o caminho, o fato de alcançarmos a salvação é simplesmente o processo de passarmos pela porta, mas ainda há um caminho a seguir, um caminho de transformação, dia após dia, de Glória em Glória, até o dia que formos habitar nas moradas celestiais.

Ao passarmos por essa porta, somos inundados pela graça de Deus e essa graça é tão grande que não conseguimos compreender esse amor de Deus por nós, mas sabemos que ELE nos ama e tem cuidado de nós. A partir daí começamos a nos envolver com as coisas de Deus, passamos a frequentar células e nos tornamos mais ativos junto ao corpo de Cristo, alguns inclusive abrem as portas de suas casas e se tornam anfitriões.

Mas com o passar do tempo, alguns pensamentos começam a tomar conta de nossas mentes, começamos a olhar para trás, ver o que Deus fez trazendo restauração para a nossa família, vemos a prosperidade do Senhor nos alcançando, vemos as libertações dos vícios que nos consumiam, olhamos para salvação já conquistada por Cristo na Cruz e concedida a nós através da Graça, Amor e Misericórdia do Senhor, e com tudo isso nos contentamos e passamos a acreditar que não precisamos de mais nada.

Esse é um grande problema na vida da Igreja, muitos decidem parar no meio do caminho simplesmente por saber que já passaram pela porta, acreditam que o fato de estarem salvos é o suficiente para a vida dele, acabam estagnando espiritualmente e se fecham para o propósito de Deus em suas vidas. Anulam o fato de que o Senhor nos Criou para Reinarmos com ELE pela eternidade, não enxergam que Cristo está nos preparando para Governar o Reino com ELE.

Você acha mesmo que o Amor de Deus se limita em te libertar dos vícios? Ou até de te dar um Carro uma Casa e boas condições financeiras? O Senhor tem muito mais do que pedimos ou pensamos e tudo isso está preparado para nós.

A passagem de Atos 3, do versículo 1 ao 10, nos fala de um homem coxo que passara toda sua vida na porta do templo pedindo esmolas, por anos e anos ele era levado ali para mendigar. Ao se deparar com os discípulos de Jesus, Pedro e João, esse homem pediu esmola para eles, porém Pedro lhe respondeu:

“Não tenho prata nem ouro, mas oque tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”

Agora, você acha mesmo que os discípulos não tinham nem uma moeda sequer com eles? A verdade é que Pedro e João queriam dar muito mais para aquele homem, eles queriam dar à ele uma vida vitoriosa, para que ele não precisa-se mais pedir esmolas. Mas oque isso tem haver conosco? A triste realidade, é que muitos de nós hoje, estamos vivendo de esmolas à porta do templo.

Vamos estudar melhor esse texto de Atos, e aprender algumas coisas sobre esse assunto. Podemos observar algumas questões nesse contexto:

1)      À Porta do Templo

Aquele homem estava ali há anos pedindo esmolas, e ele ficava apenas à porta, e nunca entrava no templo para louvar e adorar a Deus. Vivia somente do lado de fora, pedidos esmolas.
Ouro e prata, ou tudo aquilo que possuía valor monetário, para Deus é esmola. Claro que não é errado ter dinheiro, o Senhor quer nos abençoar com bens materiais, mas isso acontece naturalmente. Jesus não morreu naquela cruz apenas para que eu e você tivéssemos uma vida de fartura aqui na terra. Vale ressaltar mais uma vez: é claro que ter uma vida de fartura não é pecado, porém não foi para isso que Jesus se sacrificou. Não fomos chamados para sermos ricos, mas para sermos guerreiros do Senhor. Deus não te chamou para ficar na porta do templo pedindo esmolas, vivendo uma vida de crente coxo, se limitando apenas a coisas materiais, se limitando apenas às nossas vontades. Enquanto estivermos correndo apenas atrás de coisas materiais, ficaremos do lado de fora do mover do Senhor.

2)      Pedindo Esmolas

Aquele homem implorava a todos quanto via por alguma esmola, qualquer coisa já estava bom. Ouro, prata ou qualquer outro valor monetário é esmola perto de Deus, é tudo muito pequeno. Agora, imagine você, se Pedro tivesse realmente dado essa esmola para aquele homem, talvez ele continuasse na porta do templo pelo resto de sua vida, dia após dia, até a sua morte. Esmola não muda a vida de ninguém.
Na escala de sobrevivência daquele homem, aquela esmola era tudo oque ele precisava, alguns trocados já bastavam. Ele acreditava que sem aquilo ele morreria. Mas na verdade para Deus, a esmola era a ruína daquele homem. A esmola que Deus pode me dar, não vai curar e nem tão pouco mudar a minha vida, ou seja, a esmola não vai fazer diferença alguma, vai apenas trazer uma “resposta” superficial.

3)      A Consequência

Antes de esse homem ser curado, ele ficava apenas na porta do templo, porém ele nunca havia entrado no templo para louvar e adorar ao Senhor, como deveria fazer. Porém após ser curado, a palavra diz:

“E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.” Atos 3:8

Agora esse homem não é só alguém que recebe esmolas, não é somente mais um em meio à multidão, agora ele passa a ser um verdadeiro adorador, que pula na presença do Senhor. Quantas esmolas será que ele recebeu a vida toda dele? Com grande certeza não foram poucas, mas veja que nenhuma esmola fez a vida dele mudar. Nós, a Igreja de Cristo, somos chamados para sermos vencedores. Não queira ficar apenas “estacionado” na salvação, precisamos ir além disso. Agora, enquanto continuarmos vivendo de esmolas, sendo “pidões”, vamos continuar na mesma situação, crentes coxos à porta do templo. Não fomos chamados para sermos mendigos, mas para darmos respostas.

4)      O Que Não São Esmolas?

A começar por todos aqueles milagres e curas que temos visto esses dias, mas não para por aí, vai muito mais além. Sendo um pouco mais profundo, não é esmola tudo aquilo que podemos levar para a eternidade.

Aquele que for um vencedor aqui na terra, vai ser aquele que vai ter um grande galardão nos céus. Estes serão grandes coordenadores no céu, e acredite nisso, o grande tempo que seremos treinados para tal é agora, é em vida, afinal ninguém aprende a nadar sem entrar na água. Muitos, porém não querem entrar na água. Então dizem: “Curso de maturidade? pra que? Gasta muito tempo, preciso descansar um pouco.” Ou então: “Eu não vou ajudar a carregar essas cadeiras, eu não sou pago para isso, não é meu cargo.” Triste atitude. Por isso somos conhecidos como a geração “fast-food”, queremos tudo para já, tudo para agora! A pessoa se converte e já quer estar no púlpito no lugar do pastor, mas sem qualquer tipo de treinamento. Calma, um degrau de cada vez, tudo exige treinamento, e nada podemos fazer sem isso.

Saindo do contexto de Atos, mas permanecendo no tema em que precisamos ser treinados para sermos vencedores, vemos no livro de Jeremias 48, do versículo 11 ao 14:

“Moabe esteve descansado desde a sua mocidade, e repousou nas suas borras, e não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso conservou o seu sabor, e o seu cheiro não se alterou.
Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que lhe enviarei derramadores que o derramarão; e despejarão as suas vasilhas, e romperão os seus odres.
E Moabe terá vergonha de Quemós como a casa de Israel se envergonhou de Betel, sua confiança.
Como direis: Somos valentes e homens fortes para a guerra?

Nesse texto, a bíblia nos fala de Moabe, que na realidade era alguém acomodado, era um “crente coxo” na porta do templo. O texto já começa falando que Moabe esteve descansando na sua juventude, ou seja, o tempo que era para ele estar estudando, treinando, se preparando, estava fazendo qualquer coisa inútil, talvez recebendo qualquer esmola. O texto segue dizendo que Moabe não foi mudado de “vasilha para vasilha”. Isso nos fala do processo de produção do vinho. Para começar a se fazer um bom vinho, após colher e selecionar as uvas, é necessário pisar sobre elas, é necessário esmagar cada uva. Mas quem gosta de ser esmagado? Fato é que é na hora do “aperto” que nós oramos com mais intensidade. É quando as coisas não estão nada bem que nos posicionamos mais firmemente, é quando somos esmagados que nos posicionamos de verdade como deveríamos.

Após a uva ser esmagada, começa um novo processo muito importante: decantar a borra, ou seja, purificar as uvas de toda e qualquer impureza que esteja nela. O processo é feito da seguinte forma: deixa-se a uva esmaga dentro de uma vasilha, até que toda borra, toda impureza fique no fundo da vasilha. E então, joga-se o líquido em outra vasilha cuidadosamente, para que todas as impurezas fiquem na vasilha antiga, e então o processo acorre novamente, e as impurezas vão para o fundo novamente. E assim acontece sucessivamente, até que todo tipo de impureza seja separada. Mas onde isso se aplica a minha vida e na vida de Moabe? É simples: muitas coisas em nossas vidas precisam ser decantadas, toda borra, toda sujeira, toda impureza precisa ser retirada de nós. Agora, isso leva certo tempo. De situação em situação somos tratados, somos purificados através da decantação. Infelizmente, Moabe não se deixou ser purificado, não deixou Deus trocar a sua vasilha.
A borra, a impureza, nada mais é do que meu EU. É tudo aquilo que vem de nós mesmos: o orgulho, a prostituição, o egoísmo, a mentira, e tantas outras coisas. Falemos um pouco sobre a borra do orgulho, por exemplo, somente vamos ser purificados disso sendo trocados de vasilha em vasilha, de situação em situação. Alguém orgulhoso não vai ser um vencedor, e queremos ver uma igreja de vencedores no céu. Se eu estou sendo espremido e tratado, é porque Deus está me preparando, porque sou filho d’Ele e Ele me ama. Não tenha dúvidas disso. Moabe não se deixou ser espremido, e por isso conservou o seu cheiro e o seu sabor. As pessoas viam a vida de Moabe, e a única coisa que sentiam era o cheiro ruim de sua própria vida, o cheiro natural do homem. Saiba que o Senhor não quer que exalemos nosso próprio cheiro, ele quer nos decantar, nos purificar, para que então possamos exalar o cheiro sua de Sua doce presença.

Qual cheiro nós temos exalado? O cheiro das obras da carne, ou o cheiro dos frutos do espírito? Moabe preferiu conservar o seu próprio aroma. Trazendo isso para nós, podemos dizer que mesmo após ter se convertido continuou com as atitudes e comportamentos do velho homem. Qual tem sido nosso aroma diante dos homens? Qual foi a última história de vida que participei e pude exalar o perfume de Cristo?

Quanto mais decantados somos, quanto mais puros ficamos, mais somos separados e parecidos com o Senhor. Ser pisado e esmagado vai doer. Trocar de vasilha por várias e várias vezes vai ser demorado e desconfortável. Porém, a recompensa que teremos quando Jesus voltar será maior que tudo isso. Estamos sendo treinados para algo muito maior do que nossos olhos podem ver ou nossa mente pode imaginar. Não se limite a ficar somente recebendo esmolas. Não se limite a ficar estacionado apenas na salvação. Essa é a hora da igreja de Cristo romper em tudo aquilo que a prendia, e se levantar para a manifestação dos Filhos de Deus, e assim estabelecer o Reino dos Céus aqui na terra, por toda essa Nação, até os confins da terra. O tempo é agora, posicione-se!

2 ideias sobre “Ganhei uma Nova Vida em Cristo: E Agora, Como Devo Agir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>