Esperar em Deus

Pr. Almir de Freitas

Texto Base: Salmos 40:1-4

Nos dias de hoje, temos certa dificuldade de esperar por qualquer coisa, vemos uma fila e já nos apavoramos. O que temos que colocar em mente, é que quando Deus nos promete algo, não importa o tempo que irá levar, Ele cumprirá palavra por palavra. A primeira vinda de Jesus é um grande exemplo disso, Deus havia prometido para seu povo um Libertador, e essa promessa passou de geração para geração, profetas e mais profetas anunciaram a vinda de Jesus, que levou cerca de três mil anos até se cumprir. Quanto tempo você está disposto a esperar para que as promessas do Senhor aconteçam sobre sua vida?

Precisamos aprender em quem confiar, e vemos no texto de Salmos 40:1-4, que a nossa base de confiança deve ser o Senhor. Se algo simplesmente não acontece do meu jeito então já não quero mais nada, ou já começo a reclamar e colocar a culpa em Deus. Entenda algo: Deus está no controle de absolutamente tudo o que acontece ou irá acontecer, TUDO. Portanto a nossa confiança de forma alguma deverá estar em nosso dinheiro, ou no nosso emprego que julgamos estável, e muito menos em outras pessoas, mas é no Senhor que devemos confiar, pois é d’Ele que vem o nosso socorro. Como lemos no texto de Salmos, Deus se inclina e ouve aquele que confia e espera n’Ele, exercite isso em sua vida.

O oposto de se esperar é se desesperar. É certo que aquele que não sabe esperar vai acabar se desesperando em uma situação ou outra. Aquele que não sabe esperar sofre de falta de paciência, que por sua vez sempre irá gerar um tipo de decepção. Aprenda a ter paciência, pois Deus não trabalha no ritmo que queremos, Ele trabalha no ritmo que é necessário, talvez seja mais rápido ou talvez demore mais. Então dizemos: “Senhor, preciso de um carro novo urgente”, ou então: “Pai amado, quando finalmente vou conseguir me casar?”. Há momento para tudo, e é preciso saber esperar para não se frustrar com as coisas que nos oferecem fora de hora. A impaciência é a causa da maioria dos meus problemas, e assim, só nos prejudicamos. Na verdade não temos direito à nada, mas é tudo pela graça e pela misericórdia do Senhor que somos abençoados. Nesse ano podemos ter muitas coisas boas através da nossa paciência, Deus permite momentos de luta sim, mas é para nosso próprio crescimento.

Mas então até quando precisamos esperar? A terra esperou três mil anos para ver a primeira vinda de Cristo, e não posso esperar um pouquinho? Tenha fé e paciência até Deus te responder, porque Ele vai te responder.

Existem alguns aspectos comuns em toda pessoa que não sabe esperar em Deus:

- A pessoa vive impaciente por tudo, não consegue se focar em coisa alguma;

- Sempre tem pressa de tudo, não pode esperar por nada;

- Vive angustiado em cada aspecto de sua vida, e por essa razão perde a paz.

Se você se identificou com alguns desses aspectos, então você é uma dessas pessoas, e precisa se permitir ser moldado pelo Senhor. Queremos lhe ensinar onde você tem errado, para que aprenda e então viva melhor, e assim ajude outras pessoas. Na sequência iremos descrever alguns passos de como desenvolver paciência, de como esperar no Senhor. Veja:

1) Preciso mudar o meu foco;

A maior parte do problema de não saber esperar e confiar em Deus está no fato de se focar em algo errado. Nos focamos somente na dificuldade, vemos apenas o gigante pela nossa frente, e dessa forma o pessimismo toma conta de nós. Aquele que é impaciente somente olha para os defeitos. É como se caísse um pinguinho de tinta sobre uma folha branca. É possível olhar e usar todo o restante da folha, mas a pessoa não consegue por apenas se atentar ao pinguinho de tinta. O pinguinho é só um detalhe, e o resto da folha que está perfeitamente limpa? Talvez esse pinguinho seja sua dificuldade, e a folha a sua vida. Mude o foco, deixe de olhar para o pinguinho, deixe de olhar para o pequeno problema, e olhe para o restante, olhe para o Deus que se importa com você e te coloca de pé. Como podemos ler no texto de Provérbios 19:2, reflita bem e mude o foco de seu caminho.

Deus nunca irá perguntar o que você não tem, mas Ele pergunta sobre o que você tem. Foi assim no texto de ll Reis 4:2. Nesse texto a mulher estava se focando errado ao olhar para aquilo que ela não tinha, porém ela foi direcionada por Elizeu a mudar seu foco naquilo que ela tinha, que era uma botija de azeite. Observe que por mudar seu foco, ela pagou as suas dívidas e ainda sobreviveu do restante. Pare de olhar somente para as coisas negativas, e extraia coisas positivas daquilo que você já possui. Onde está o seu foco? É através daquilo que você tem que Deus irá fazer um milagre em sua vida. Mude seu foco já e pare de reclamar.

2) Observe o tempo certo

Deus cumpre com sua palavra no tempo exato, não é antes nem depois, é na hora exata. Aquilo que Deus falou Ele cumprirá, não tenha dúvida alguma nisso. Podemos tirar exemplo de observar o tempo certo quando Jesus ressuscitou Lázaro. Diz a bíblia que ainda quando Lázaro estava doente chamaram a Jesus para ir curá-lo, porém Jesus espera quatro dias para ir até lá, mas tudo tem um propósito e um tempo certo, cabe a nós observarmos o tempo certo para esperar e agir. Naquela época, as pessoas acreditavam que após a morte de alguém, seu espírito ficava no seu corpo por três dias. Agora, se Jesus ressuscitasse Lázaro antes dos três dias, será que atribuiriam esse milagre à Jesus ou diriam que “foi fácil” pois o espírito de Lázaro ainda estava sobre ele? Eles acharam que Jesus tinha chegado atrasado, mas não, Ele chegou na hora exata, pois observou o tempo certo.

Acredite, a crise vai passar, e não podemos interromper esse tempo, não podemos pegar um atalho ou simplesmente desistir. Não saia por ai “chutando o balde”, colocando fim naquilo que Deus não diz ser o fim. Quer parar de recomeçar? Então aprenda a parar de desistir! O segredo é observar e esperar no Senhor, porque as coisas vão acontecer, assim como aconteceu quando Jesus chamou Lázaro de volta a vida. Aliás, poderia ter acontecido muito mais, se Jesus não tivesse chamado Lázaro pelo nome, muitos ali naquele cemitério obedeceriam a Jesus e levantariam de sua morte.

3- Aplique amor;

Em l Coríntios 13:7, lemos que o amor tudo crê e tudo espera. Logo a impaciência é falta de amor. Tem sido difícil esperar? Então aplique amor. Muitos se perguntam o porquê de uma mãe ter tanta paciência em cuidar e corrigir seu filho que tanto “apronta”, e a resposta é que essa mãe ama o seu filho. Essa mãe sabe que logo seu filho vai crescer e que esse tempo vai passar. Por amar essa criança, a mãe espera pacientemente.

O mesmo acontece conosco em relação à Deus nosso Pai. Olhe para você mesmo: como alguém que é tão errado e cheio de orgulho, alguém que vive pecando, como alguém assim pode ter sido aceito e escolhido por Deus? A resposta está naquele versículo já decorado, João 3:16, a resposta é o amor. Deus nos escolheu por que Ele nos ama. Deus sabe que esse tempo é passageiro, Deus sabe da eternidade em que viveremos com Ele sem pecado algum, sem choro, sem tristeza. Deus sabe disso tudo, e por nos amar Ele espera e nos perdoa pacientemente através de sua graça e misericórdia, até o dia em que viveremos eternamente com Ele em seu reino de glória.

Está difícil de esperar? Então experimente aplicar amor!

4- Se entregue ao Senhor.

De certo o diabo vai dizer: “Onde está o teu Deus?”. Dependendo da sua resposta, esse irá ser o seu resultado. E sabe de uma coisa, a nossa resposta deve ser o silêncio, pois a melhor resposta é esperar em Deus. Muitas vezes o diabo vai usar nossos parentes, amigos, chefe, para falar isso em nossas vidas. E o que mais o inimigo quer é minar a nossa fé, e acabar com qualquer expectativa que tivermos, ele quer nos ver estressados e quer nos fazer discutir com outras pessoas, tudo isso para desviar a nossa atenção e acabar com o nosso foco.

Deus nos dá certos testes, mas Ele jamais nos abandona, veja o que diz Sua palavra:

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” Isaias 40:31

Quando Deus age, nada nem ninguém pode o impedir, por isso se entregue ao Senhor por completo, e somente assim, você vai conseguir esperar tudo aquilo que Ele tem para você. Espere no Senhor, e suas forças serão renovadas. Espere no Senhor, e Ele irá te ouvir e te dar vitória.

3 ideias sobre “Esperar em Deus

  1. maristela

    Boa tarde ; essa palavra veio para entendermos, que tudo que nós precisamos é confiar mais nas promessas de Deus. poi ele nunca deixas seus filhos sozinho. pastor Almir que Deus te abençoe. e te der muita saúde.
    fique com Deus.

    Responder
  2. Tatiane

    Boa tarde!!!!!Tudo que foi pregado pelo Pastor Almir,tem sido revelado pra mim também,mas só depois de vê DEUS usá-lo,pude compreender.Pastor Almir que DEUS te abençoe mais e mais,a ti e toda a tua e a nossa familia.Ahhh!!!gostaria de saber o nome da musica que o pastor Almir cantou no culto….conheço a musica mas não lembro o nome dela…rsrsrsrs
    Que DEUS abençoe a todos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>