Escrevendo uma Nova História

Pr. José da Silva

Texto base: I Samuel 17

O que podemos ver hoje em dia na igreja são pessoas que depois de terem sido alcançadas pelo Senhor, acabam ficando acomodadas, desanimadas. Pessoas que estão satisfeitas porque já foram salvas, lavadas, libertas por Jesus. Mas encontramos também pessoas que estão insatisfeitas, buscando melhorar, procurando reescrever uma nova história, assim como Davi. Davi foi uma pessoa desprezada por seu pai e seus irmãos no momento em que o profeta Samuel iria ungir o novo rei de Israel, foi ridicularizado até por Golias, por ser novo, inexperiente, e de aparência gentil, mas mesmo com tantas dificuldades ele não desistiu.

Vemos três pontos que fizeram com que a história de Davi fosse diferente.

1)     Davi soube aproveitar a oportunidade.

Davi viu a ótima oportunidade de ser isento dos impostos, e se casar com a filha do rei, e então a aproveitou. E ele já era experiente, pois já havia matado um urso e um leão com as próprias mãos. Outro ponto a ser considerado, foi que Davi não fez menção de Golias como um gigante, mas como um filisteu qualquer, isso nos mostra que jamais devemos ver os nossos problemas como sendo grandes, mas como batalhas já ganhas.

2)     Davi acreditou em seu potencial

Mesmo tendo sido esquecido por seu pai, e desprezado por seu irmão mais velho Eliabe, Davi acreditou que poderia vencer Golias, e começar a reescrever ali a sua história. Muitas vezes pessoas que estão perto de nós tentarão nos fazer desacreditar do nosso potencial, mas, quando isso acontecer deixe que Deus confirme as suas convicções, e fique longe daqueles que não acreditam no seu potencial.

3)     Davi dependeu totalmente de Deus

 “Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu…”.

I Samuel 17:37a

Mesmo tendo algumas atitudes erradas durante sua vida, Davi era dependente de Deus, todo o livro de Salmos nos mostra isso. Ele tinha o hábito de consultar a Deus em cada decisão, e ele aprendeu isso no deserto, enquanto pastoreava suas ovelhas·.

Não foram somente estes três fatores  que fizeram com que a história de Davi fosse diferente. O segredo dele foi colocar Deus em primeiro lugar, tanto nas coisas mais simples, quanto nas mais complicadas. Deus está interessado em ser convidado a fazer parte das nossas decisões. João 15:5 Jesus nos fala “Sem mim, nada podeis fazer”, mas ainda assim infelizmente muitas vezes acreditamos que podemos fazer alguma coisa sem Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>