Escravos por Amor

Pr. José da Silva

Texto Base: Deuteronômio 15:12-18

No texto de Deuteronômio 15:12-18, vemos a instrução que o Senhor dava para a libertação dos escravos, como a forma e o tempo que deveriam ser libertos. Escravo na bíblia tem o mesmo sentido de servo, e vemos que os discípulos de Jesus se identificavam como servos, ou seja, se declaravam escravos do Senhor.

A bíblia diz que nós fomos comprados pelo sangue de Jesus, e isso nos trouxe um relacionamento com Ele, e também houve um preço que foi pago por todos nós, logo fomos todos comprados pelo Senhor. Mas mesmo nós na posição de servos, o Senhor nos chama de filhos.

Hoje o “padrão do mundo” diz que temos que ser os melhores em tudo, que devemos ser superiores, ser independentes. E não há nada de errado nisso, porém as pessoas só querem é “mandar”, mas poucos estão dispostos a obedecer, ninguém que ser o menor, como lemos na palavra:

“E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande.”

Lucas 9:48

Deus não precisa que ninguém fique o cobrando por algo que nós queremos, mas eu tenho que me colocar como servo dEle, pois assim Ele poderá ser generoso e misericordioso conosco. Lemos no texto de Deuteronômio que quando se completavam seis anos de trabalho do servo, no sétimo ano o seu senhor deveria ser generoso com ele e o dar a liberdade. E o senhor não deveria apenas o libertar, mas deveria também compartilhar daquilo que ele próprio tinha, como quando o povo saiu do Egito, eles levaram ouro, prata, pedras preciosas entre outras coisas. Da mesma forma Deus é generoso conosco, e mesmo sem merecermos nada, Ele coloca tudo em nossas mãos. Graça é isso, quando Deus coloca em minhas mãos mesmo sem eu merecer nada, e não existe absolutamente nada que eu possa fazer para mudar isso em Deus. Até porque se Deus realmente fosse nos tratar segundo a justiça dEle, não teria mais ninguém aqui para “contar a história”. O Senhor vai muito além das nossas expectativas, confie nEle!

Muitas vezes o escravo não queria deixar a casa do seu senhor no final do tempo estabelecido. Isso se dava pelo fato de seu senhor o tratar muito bem, e acabava que se gerava um laço de amor, que o fazia servir a esse senhor pelo resto de sua vida. E é justamente essa atitude que Deus espera de nós, que decidamos servi-Lo pelo resto de nossas vidas, não por aquilo que Ele tem a nos oferecer, mas porque simplesmente o amamos. Esse escravo furava a sua orelha, para dizer que não iria mais ir embora, era o escravo por amor.

Se fossemos resumir Deus em uma frase, poderíamos usar a seguinte: “Deus é amor”. O que Deus sabe fazer de melhor é amar, e esse amor do Senhor nos constrange a ficarmos com Ele para o resto de nossas vidas, ainda que façamos coisas de errado, nos arrependemos e cumprimos nosso voto de ficar ao lado dele para sempre.

O amor vai além de tudo, e o amor nos leva também a perdoar. Só pode perdoar, aquele que um dia foi perdoado pelo Senhor. Se eu não consigo perdoar seja quem for, preciso rever se realmente recebi o perdão da parte do Senhor. Jesus nos ensina isso, como lemos nos textos:

“E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.”

Mateus 5:41

“Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;”

Lucas 6:29

Esses versículos tem sido realidade em nossas vidas? É muito fácil perdoar aqueles que nós amamos, mas e meus inimigos, estou disposto a perdoá-los?

Meu coração deve queimar de amor pelo meu Senhor. O verdadeiro servo do Senhor só pode servi-Lo se for por amor, se houver interesses esse servo não pode ficar com o Senhor. Saia do convencional e diga ao Senhor: “Não quero ir embora, quero ficar com o Senhor”. O Senhor da Igreja está aqui conosco, de braços abertos a nos chamar não mais de servos ou escravos, mas de filhos.

Uma ideia sobre “Escravos por Amor

  1. Edjane Mércia Ribeiro

    Hoje acordei me sentindo com um grande furo na orelha…. realmente escrava, por livre arbítrio, de Jesus….
    como é bom pertencer ao Senhor Jesus….
    Para surpresa minha, mas não do Papai, a mensagem hoje foi com Pr. Ricardo que ministrou sobre as “Marcas do Senhor” – Deus nos marca e nós marcamos outros com a nossa vida marcada …. (Gal 6:17 , 1cor.9:1 2Cor.1:21-22)
    Como é maravilhoso ter a marca de Cristo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>