Escolhendo as Armas Para Vencer os Gigantes

Preletor: Pr. Flávio Baroli

Texto base: I Samuel 17:4-10

O texto relata a guerra entre os filisteus contra o povo de Israel. O rei Saul já estava preparado juntamente com seu exército, mas os filisteus vieram com um elemento surpresa, o gigante, e isso desestruturou o exército de Israel.

“Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro. E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.” 

1 Samuel 17:4-10

É possível que na nossa vida possamos enfrentar o mesmo problema mais de uma vez. E vemos isso em toda a história do povo de Israel, que pelejou contra os filisteus por várias vezes. E dentre esses problemas, podem aparecer gigantes com quem inicialmente não sabemos lidar, mas a razão da existência deles é para que o nome de Deus seja glorificado. Golias foi a pessoa que deixou o exército amedrontado, pois aquele povo nunca tinha visto algo daquele tipo, o homem mais alto que tinham visto até então era Saul.

Quando Davi foi pra cima de Golias, os soldados avançaram e então destruíram o exército dos filisteus, mas, o que levou Davi a enfrentar o gigante, quando nem mesmo Saul quis? O decreto de Saul dizia que o homem que afrontasse o gigante casaria com sua filha, seria um homem muito rico, e sua família seria isenta dos impostos e ainda assim nenhum soldado quis guerrear com Golias. Mas quando Davi olha para aquele gigante, seu olhar é diferente dos soldados. Ele sabia o Deus que servia, então olhou de uma maneira diferente. Certamente passou na cabeça de Saul e de todo o exército, que eles não iriam vencer, mas existe uma recompensa de Deus para aqueles que derrubam os gigantes!

Saul tentou desmotivar Davi dizendo que ele era franzino, jovem, mas ele deixou de lado toda a armadura que tinha recebido do rei, e foi até o ribeiro de águas correntes pegar pedras roliças. Ele escolheu com o que iria lutar! Com isso nós aprendemos que não iremos escolher os gigantes, mas poderemos escolher as armas que iremos lutar! Quando os gigantes se levantam, podemos escolher aonde vamos pegar as nossas armas, se no nosso intelecto, na própria força, ou se vamos buscá-las no ribeiro de águas correntes. Mas só iremos vencer os gigantes quando formos buscar diante de Deus e na Palavra dEle. Quando olhamos com os nossos olhos naturais as possibilidades, o que podemos fazer com a nossa própria força, vamos ficar paralisados diante dos gigantes, mas quando formos buscar no ribeiro de águas cristalinas que é a vontade de Deus, nós vamos destruir os gigantes.

Pedra, nos fala de fundamento. Davi deixou os escudos, as espadas, e foi buscar o fundamento de Deus, a vontade dEle. E quando foi até Golias, ele não disse que iria derrubá-lo por causa de suas pedras, mas Davi foi em nome do Senhor dos Exércitos.

Como você tem enfrentado os gigantes que tem vindo sobre sua vida? Com suas armaduras, seus conhecimentos, suas habilidades, ou você tem ido ao ribeiro de águas cristalinas? Davi gastou tempo ali se preparando, e muitas vezes nós enfrentamos os nossos inimigos de qualquer maneira.

Deus quer que nós mudemos de estratégias. É tempo de buscar a vontade dEle junto ao ribeiro de águas cristalinas, pois só assim é que poderemos ir em nome do Senhor e derrotar os gigantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>