Discipulado: a base para um crescimento sadio

Texto Base: Mateus 28:18-20

Pastor: Nando Cardoso (Igreiaj Videira – Go)

Fomos chamados para gerar filhos para Deus e para isso devemos ter uma chama acesa queimando em nossos corações por esse propósito. Gerar é um mandamento do Senhor e Ele nos deu a autoridade que estava sobre Ele para que esse mandamento pudesse ser cumprido.

Nós somos frutos de um discipulado, se estamos aqui hoje é porque alguém perseverou por nós e perseverança tem tudo a ver com discipulado.

O que não é um discipulado?

  • -Não é manipulação.
  •  Não é baseado no “pode e não pode”.
  • Não é autoritarismo.

 O que o discipulado proporciona?

Ele nos ensina a deixar o berçário espiritual, preserva a mensagem de Deus! Ele é a estratégia de Deus para o amadurecimento e crescimento das pessoas.

O discipulado se manifesta andando junto, influenciando vidas. Se não há um “gastar de tempo” não há ministério. (Juízes 21:25)

Podemos ver isso em Atos 11: 19-25, que conta a história de Barnabé, um homem que se dispôs a Deus para cumprir o seu propósito, Deus deseja encontrar homens como Barnabé em nosso meio, sensíveis ao coração de Deus, dispostos, compromissados com Sua palavra, homem bom, cheio do Espírito de Deus e que confia no poder do Senhor, Barnabé era assim, tanto que escolheu o mais improvável (Saulo) para ajuda-lo nessa obra, ele percebeu o mover de Deus e sabia que precisaria de alguém para continuar o que Ele havia começado pois a obra de Deus não pode parar.

Barnabé e Saulo em todo o tempo andaram juntos, Barnabé foi um grande influenciador. Em diversos versículos podemos ver que Barnabé realmente  discipulou Paulo, entretanto o fruto desse discipulado tornou Paulo “maior” do que Barnabé. Paulo foi além de onde Barnabé foi!

Pessoas sadias geram discípulos! Assim também foi na vida de Paulo, ele gerou Timóteo, discipulou, ensinou, caminhou junto, pôs em prática tudo o que aprendeu com Barnabé (Atos 16:13)

 Será que temos sido influenciadores ou influenciados?

Não há discipulado sem honra! Como diz em Hebreus 13:7 “Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.”.

Que possamos aprender a honrar aqueles que tem pago um preço, que tem caminhado e cuidado de nós, e que possamos por em prática tudo aquilo que temos aprendido para que a obra de Deus alcance muitas outras vidas ao nosso redor e também as que ainda estão por vir, em nome de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>