Discernimento e Alinhamento aos Propósitos de Deus

Pr. Flavio Baroli

Texto Base: Lucas 19: 41-44

Antes que fossemos formados, Deus já havia definido os propósitos DELE em nossas vidas, mas para que esse propósito se cumpra, nós precisamos alinhar as nossas vidas à vontade de Deus.

Para que possamos ser bem sucedidos em nossa vida, precisamos ter o discernimento sobre o propósito de Deus em nós e segui-lo, mas somente quem nasceu de novo é que pode discernir esse propósito.

Em Marcos 8:34 e 35, Jesus nos fala sobre o que devemos fazer para segui-lo, seguir os propósitos de Deus, para que isso aconteça é necessário negar a si mesmo e tomar a sua Cruz, Ele ainda acrescenta que se nós tentarmos ganhar as nossas vidas, a perderemos, mas quem perder a vida por amor a Ele, a terá encontrado.

Mas o que Jesus quis dizer com perder a sua vida? Nesse momento Ele não estava se referindo à morte, mas sim ao desperdício de viver uma vida sem propósito, vivendo uma vida correndo atrás das próprias vontades, as vontades da carne, é justamente dessa maneira que estamos perdendo as nossas vidas. Quando estamos fazendo a nossa própria vontade é um sinal de que não estamos alinhados com a vontade de Deus.

Para que possamos viver o Tempo de Deus em nossas vidas é necessário ter clareza do propósito de Deus e isso acontece quando morremos para nós mesmos.

Talvez tenhamos lutado contra as circunstâncias a nossa vida toda e temos a sensação de uma vida derrotada, por mais que alcancemos o êxito em tudo que nós planejamos, quando estamos fora da vontade de Deus vivemos uma vida de frustrações. Mas por outro lado quando alinhamos as nossas vontades, a nossa vida ao propósito do Senhor, os céus se abrem e lutam em nosso favor, pois Deus tem uma aliança com quem cumpre sua vontade.

Jonas recebeu uma direção de Deus para ir para Nínive, pregar o arrependimento  aos ninivitas (Jonas 1:1-6), entretanto ele decidiu comprar as passagens e viajar para outro destino, Társis, uma cidade no sentido oposto ao  propósito de Deus para ele.

Por causa da sua desobediência aos propósitos de Deus, Jonas passou por humilhação em meio aos demais tripulantes do navio, foi lançado ao mar, engolido por um peixe que o levou ate Nínive. Quando estamos desalinhados com a vontade de Deus, passamos por situações desagradáveis que inclusive pode determinar o nosso fim.

Jonas não gostava dos habitantes de Nínive, não queria que eles fossem salvos, esse era o desejo do coração dele, mas o coração de Deus ardia pela salvação daquele povo.

Quando Jonas obedeceu a Deus, a pregação dele alcançou toda a cidade e o agir de Deus alcançou a todos, gerando arrependimento e salvação para aquela geração e as próximas gerações. Jonas em obediência a Deus fez algo que revolucionou uma cidade inteira, você pode revolucionar cidades e nações quando estiver alinhado aos propósitos de Deus.

Mas para onde você está indo hoje? Társis ou Nínive? Quem está pagando a sua passagem?

Estar alinhados com a vontade de Deus significa ser corajoso e enxergar além do que os olhos podem ver, assim aconteceu com os 12 homens enviados por Moisés para  espiar a terra prometida.  Dez desses homens estavam desalinhados com a vontade de Deus, só enxergaram os problemas da terra que Deus prometera, se enxergavam como  gafanhotos e tinham medo dos moradores de Canaã. Andar  fora da vontade de Deus nos leva a sermos covardes e medrosos além de dia após dia minar a nossa fé, mas havia 2 homens que estavam totalmente alinhados com a vontade de Deus, quando voltaram de Canaã trouxeram um relatório positivo e encorajador, nem pareciam que tinham vindo da mesma cidade.  Josué e Calebe estavam alinhados com Deus e por isso herdaram as promessas DELE,  quando Deus promete algo em sua vida, como tem sido seu relatório em relação à promessa? Um Relatório de Derrota ou um Relatório Vitorioso?

Para estar alinhado com o propósito de Deus é necessário andar em obediência, Ezequiel obedeceu ao Senhor mesmo quando não via possibilidades, ele foi movido pela fé, profetizou sobre o vale de ossos secos e Deus levantou um grande exército (Ezequiel 37:7). A Primeira coisa que Deus fez após Ezequiel profetizar foi ALINHAR os ossos secos, isso nos mostra que antes de Deus cumprir as promessas Dele, haverá alinhamento, para depois vir o Sopro de Vida.

Profetize hoje sobre as circunstâncias em sua vida e Deus vai alinhar e enviar um Sopro de Vida para mudar a sua história.

Busque a direção e ande em obediência para viver uma vida alinhada com o propósito de Deus e ter uma colheita superabundante em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>