Deus tem um Proposito a Sua Vida

Pr. José Simões

Texto Base: Pv. 19:21

Você já parou pra pensar que você nasceu por um propósito divino? Mas será que você tem vivido de acordo com esse propósito?  Ou simplesmente está vivendo sem saber o porque de sua existência? A maior tragédia na vida de alguém não é a morte, mas sim viver uma vida sem propósito.  Quem vive uma vida sem propósito, vive uma vida vazia, levada pelo vento, onde não há um foco, onde projetos não são concluídos, onde as decisões são tomadas baseadas nas circunstâncias resultando em uma vida sem sucesso em todas as áreas.

Saiba que você nasceu por um propósito mas não há como cumpri-lo sem saber qual é o plano de Deus para a sua vida, mas para saber qual é o Propósito de Deus é necessário ter a resposta para algumas perguntas:

  1. Quem sou Eu?

De fato você realmente sabe quem você é? Você se reconhece em todas as atitudes e pensamentos? Ou a cada dia que se passa você se surpreende com atitudes, palavras e pensamentos que saem de você? Você gostaria de ser como outras pessoas? Imitando-as em seu modo agir e se vestir, ou até mesmo querendo possuir tudo o que elas tem, sendo possuído pelo pecado da inveja. Se isso tem acontecido, você precisa ter clareza quanto à sua verdadeira identidade.

2. De onde eu venho?

Você sabe de onde veio? Tem convicção plena de suas origens? Existem pessoas que pensam que vieram de uma explosão, outros acreditam que vieram do macaco e ainda outros acreditam que vieram a partir da Ameba, saiba que você foi criado por Deus e não foi criado por acaso, você foi projetado nos mínimos detalhes. Mas enquanto você não souber a sua origem a sua vida será uma grande confusão. Quando um filho adotivo descobre que foi adotado, sua vida vira de ponta cabeça, alguns querem conhecer os pais biológicos, saber o motivo de não ter sido criado por eles, outros preferem passar o resto da vida sem conhecer seus pais biológicos, mas na realidade quando a pessoa não tem certeza de sua origem a sua vida tende a se tornar confusa. Hoje o Senhor deseja que você saiba qual a sua origem.

3. Porque estou aqui?

Quem não sabe quem é e de onde vem, provavelmente também não sabe porque chegou até este momento em sua vida, quem vive uma situação dessa maneira é alguém que está sem direção, sem rumo.  Para alguém que não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom, mas Cristo não quer que nós venhamos a viver uma vida de incertezas, precisamos saber o porque estamos passando por tudo isso e ter certeza de que estamos alinhados aos propósitos de Deus.

4. Para onde estou indo?

Você somente saberá o seu propósito, ou para onde você deve ir, quando souber quem você é, de onde você veio e porque chegou até aqui. Se você não sabe a resposta para essas perguntas, você é apenas uma experiência que vai passar a vida sem sentido. Mas a partir dessas respostas sua vida vai mudar e passar a ter sentido. Se morremos hoje, para onde vamos? Não basta apenas conhecermos e sabermos quem Deus é, precisamos conhecer e viver os propósitos dELE para as nossas vidas. Precisamos ter certeza de qual o destino que vamos seguir.

Todas essas perguntas são profundas, para algumas pessoas parecem até complexas, mas todas elas foram respondidas por Jesus e com ELE podemos ver como podemos obter as respostas para cada uma delas:

A Resposta para a Primeira pergunta está em João 13:3 Jesus demonstra que sabia quem Ele era, e assim como Jesus, você também é Nascido de Deus, você é filho de Deus e como Filho de Deus é herdeiro com Cristo.

A Resposta para a Segunda pergunta também está em João 13:3 onde Jesus demonstra que sabia de onde era Sabia que havia sido formado por Deus, vindo de Deus. Deus não começa algo antes de terminar, ELE planeja tudo e te projetou antes que você fosse formado no ventre de sua mãe e te consagrou como profeta às nações (Jeremias 1:5).

A resposta para a Terceira pergunta podemos ver em Jesus pois Ele veio para nos Salvar, para dar a vida por nós e para nos resgatar, tudo isso para que você vivesse:

  1. Você foi criado para ser morada de Deus;
  2. Você foi criado para ser representante de Deus;
  3. Você foi criado para levar as boas novas do evangelho;

A resposta para a quarta pergunta está em João 14:2, Jesus foi para o céu e está preparando o Lugar para nós, portanto o lugar do seu destino é o Céu portanto viva segundo o Propósito para o qual Deus o Criou e você viverá o melhor de Deus.

Toda invenção foi criada para um propósito, foi criado com funções específicas e obrigatoriamente o fabricante precisa enviar o manual de instruções para que possamos utilizar as coisas corretamente.

O que acontece se utilizarmos uma faca para apertar o parafuso de uma máquina de lavar? O parafuso ficará bem apertado? E a faca foi criada para isso? Provavelmente a faca ficará torta e poderá perder o seu poder de corte, ou seja ela será inutilizada, além do que o parafuso não será bem apertado e poderá ser danificado. É isso que acontece conosco quando não caminhamos no propósito, vivemos uma vida de sofrimento.

Cristo nos criou juntamente com Jesus e com o Espírito Santo, houve um conselho entre Eles sobre qual seria o nosso propósito e quando fomos criados já viemos com todas as condições necessárias para cumpri-lo. Mas muitas vezes tentamos seguir os nossos próprios pensamentos, mas os Pensamentos de Deus são maiores do que os nossos então hoje é o dia de abrirmos mão dos nossos planos para vivermos os propósitos do Senhor sabendo que sua Vontade é boa perfeita e agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>