Construindo Templos para Deus

Preletor: Pr. Roosevelt

Texto Base: Ageu 1:1 – 15 e 2:1-19

Ageu foi um profeta, que tinha a responsabilidade de falar com o povo judeu, quando estes já estavam em Jerusalém logo após saírem do exílio para reconstruir o templo de Salomão, que havia sido destruído. O povo tinha esse templo como um lugar sagrado, onde Deus se manifestava, então, quando voltaram do exílio, muitos lamentaram, choraram e se desesperaram porque já não tinham mais a Arca da Aliança, a Tábua dos Dez Mandamentos, nem o Cajado de Arão, símbolos da presença de Deus.

Era necessário que o templo fosse reconstruído, mas o povo de Deus não estava preocupado com isso, porque estavam ocupados edificando suas próprias casas, buscando os seus próprios interesses, o contrário do que diz a bíblia em Mateus 6:33.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Mateus 6:33

Isto nos serve de alerta, porque muitas vezes nós agimos dessa forma. Estamos preocupados com o nosso emprego, com as contas para serem pagas, com os nossos sonhos, se vamos ser afetados pela crise, etc., mas a nossa preocupação deve ser somente uma: Edificar o templo para Deus!

Todo suprimentos, vida, saúde e paz provinha da glória de Deus, que era manifesta no Templo.

Deus ficou muito entristecido pelo fato de o povo ter outras prioridades do que a de edificar o templo, podemos ver no versículo 5 Deus falando ao povo:

“Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Vejam aonde os seus caminhos os levaram.
Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada’”.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!”

Ageu 1:5-7

Nós somos o templo do Espírito. E muitas vezes estamos derrubados por causa da crise.

É tempo de reconstrução do templo! É tempo de alegria!

Deus estava querendo ensinar ao povo a depender dEle. Porque toda vez que o homem planeja algo e não envolve Deus, este não obtém sucesso no que faz.

No capítulo 2, vemos que Deus encorajou o governador. Encorajar é dar ânimo, motivar. Logo depois, o povo começou a reconstrução do Templo.

O que podemos aprender é que à medida que dependemos de Deus, Ele vai nos abençoando a cada dia mais.

“A partir de hoje, dia vinte e quatro do nono mês, atentem para o dia em que os fundamentos do templo do Senhor foram lançados. Reconsiderem: Ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês”.

Ageu 2:18-19

O Senhor está disposto a nos fazer prosperar a medida que passamos a construir um templo para ELE, quando falamos em templo não nos referimos a prédio, mas sim a pessoas, pois somos o templo do Espírito Santo e você pode edificar muitos templos para Deus, através da sua oração, cuidado, discipulado, amor, liderando uma célula, consolidando, evangelizando e sendo um canal do Próprio Deus para abençoar vidas e viver grandiosas bênçãos de Deus em sua vida. Mude hoje a sua mente, não faça planos de construir coisas para si, construa templos para Deus e todo o Mais ELE fará por você! Avance em Deus nesse novo ano.

Uma ideia sobre “Construindo Templos para Deus

  1. Celia

    Essa palavra veio de encontro com o que estou passando agora.
    Tinha um relacionamento serio e firme com DEUS que eu mesma destruí, por tirar os olhos do alvo e olhar para o homem .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>