A Resposta de Deus para o Desanimo

Preletor: Pr. Ricardo

Texto Base: Mateus 26:36-45

Há Momentos em nossas vidas que nos encontramos bastante desgastados, a nossa rotina é intensa, os problemas do dia-a-dia nos levam a esse ponto. Jesus também chegou a um ponto que se sentiu triste e sozinho, mesmo estando com seus discípulos no Getsemani, eles dormiram e deixaram Jesus orando sozinho, mas Ele não estava sozinho, pois decidiu buscar a Deus. Mas a pergunta é: “O que tem te desanimado? O que tem nos dado vontade de Parar”?

Quem nunca se sentiu desanimado? Há dias que não temos vontade nem de levantar da cama ou sair de casa, só saímos, pois temos compromissos e responsabilidades que precisamos honrar.

 Alguns motivos que nos fazem desanimar

  • Fofoca: Geralmente quando estamos fazendo a nossa parte, aparece alguém para nos difamar criticando nosso posicionamento;
  • Má Notícia: Ouvimos tantas notícias ruins que achamos que o mundo está pior do que realmente está;
  • Falta de Dinheiro: Muitas vezes condicionamos a nossa felicidade às nossas condições financeiras, quando não estamos bem financeiramente acabamos sendo tomados pelo desânimo e pensamos em desistir de tudo, mas a nossa felicidade não deve estar baseada na nossa situação financeira;
  • Investimento em Pessoas: Quando estamos cuidando de vidas, investimos tempo, oração, jejum, cuidado, amor e corremos o risco dessas mesmas pessoas nos abandonarem e nos criticarem sem levar em conta o investimento que fizemos, mas saiba que você cumpriu o propósito de Deus e as respostas das pessoas não dependem de você.
  • Pressões das Responsabilidades: Por que Jesus ficou angustiado? Por que Jesus suou sangue mesmo sendo o Todo-Poderoso? Jesus tinha conhecimento do seu propósito, Ele sabia que todo pecado estaria sobre ELE e essas foram as formas que seu organismo reagiu em relação a essas pressões. Muitos vão para a bebida, vão para as drogas, para a pornografia, prostituição entre outras, na tentativa de aliviar as pressões, mas tais coisas só aumentam a pressão e são nada mais do que fugas da responsabilidade.

O encargo gera responsabilidade e a responsabilidade trás consigo pressões, e não conseguimos mais ser a mesma pessoa, nos sentimos com a responsabilidade de solucionar os problemas a nós propostos. Ou então devido às pressões acabamos assumindo cargos de liderança sem o encargo e não damos o devido valor, não encaramos com a importância que deveríamos.

Jesus era e é Deus, mas em meio às pressões Ele mostrou o seu lado humano, e muitas vezes damos lugar ao desanimo quando fingimos ser fortes e não estamos bem, queremos passar uma imagem intacta de super-heróis e isso nos consome, pois sabemos que as circunstâncias estão nos afligindo. Deus sabe que somos capazes de realizar muitas coisas, mas precisamos tomar o exemplo de Jesus e ir buscar a Deus, somente assim seremos capazes de dar conta da responsabilidade a nós confiada.

Deus não irá nos isentar das responsabilidades, Ele sabe da nossa capacidade e sabe que podemos dar conta quando simplesmente nos tornamos dependentes Dele.

Como Jesus lidou com toda essa pressão?

  1. Fé: Jesus teve fé, a vontade dele não tinha importância, pois ele confiava e aceitava a vontade do Pai. A Fé não é um sentimento, é uma atitude, um dom de Deus que precisa ser exercitado. A forma pela qual enfrentamos as situações é crucial para vencer as pressões. Precisamos crer contra a esperança, assim como Abraão (Rm. 4:18) sabendo que as circunstâncias não nos trás alegria, mas precisamos olhar como Deus Vê, pois enquanto Deus vê a Batalha vencida, a Circunstância vencida nós  como homens focamos muito nos problemas. Isso precisa ser mudado. Precisamos gerar a fé em Deus. Ver a vitória em Deus, assim não paramos e estaremos motivados com um ânimo que vem do Senhor para nós.
  2. Jesus não olhou para o Problema, olhou para o Propósito: Jesus sabia qual o motivo de sua vinda, por isso independentemente do que acontecesse, o seu foco era o propósito. Precisamos seguir esse exemplo, deixar de nos basear em coisas, pois enquanto isso acontecer nós viveremos angustiados, mas se estamos baseados no propósito a nossa alegria estará em Deus, sendo abençoado ou não a nossa alegria vem do Senhor e o céu deve ser o que move o nosso coração. Deus ainda assim permite que passemos por situações para provar as nossas convicções,  mas quanto mais nos posicionamos e continuamos firmes no propósito, mais Deus nos supre em tudo.
  3. Ele foi para o Getsemani: O Getsemani é o lugar onde produzia azeitonas, e dessas azeitonas era extraído o azeite. Jesus buscava a Deus e recarregava as energias é ali que ele buscava a unção de Deus. Jesus se isolava para ter um tempo a sós com Deus, precisamos tomar tal postura para que venhamos suportar as pressões e vencer as circunstâncias, podemos até tentar resolver as coisas do nosso jeito, mas somente com  o relacionamento com Deus é possível continuar vencendo as situações adversas. Elas nos envolvem e nesses momentos a tendência é pararmos de buscar a Deus, mas é o momento que mais precisamos depender Dele.

No Getsemani Jesus Não reclamou bravo com os discípulos, foi um desabafo por estar em um momento tão angustiante e difícil e as pessoas que andaram com ele durante três anos, as pessoas que eram mais chegadas a ele não perceberam e não deram importância ao problema, mas a solidão é necessária para que tenhamos o nosso momento com o Senhor. É em momentos assim que precisamos correr para o abraço e o colo do Pai, é lá que seremos renovados.

Que a partir de hoje possamos tomar um posicionamento de ir ao Getsemani e decidir fazer a vontade de Deus, deixar as lágrimas e angústias lá e levantar assim como Jesus se levantou dizendo: “Chegou a Minha hora”, estou pronto para cumprir os propósitos do meu Pai.

Que você possa estar disposto a cumprir os propósitos de Deus, Sabendo que ELE tem o descanso para você.

Uma ideia sobre “A Resposta de Deus para o Desanimo

  1. Lucimário (lucio)

    Estou frequentando a a pouco tempo a comunidade casarão e Deus tem falado muito comigo atraves das palavras ministradas pelos pastores, que deus possa sempre estar abençoando eles.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>