A Presença “Manifesta” de Deus

Pastor José da Silva

Hoje em dia, temos vivido em tempos onde o foco do evangelho tem sido outro, onde pessoas tem trocado a presença manifesta do Senhor por qualquer outra coisa que lhe traga benefícios, quando na verdade não deveríamos fazer absolutamente nada sem a presença do Senhor.

Aprendemos com Moisés, no texto de Êxodo 33:1-16, que se for para fazermos algo sem a presença de Deus, é melhor não fazermos, é melhor primeiro buscar a presença do Senhor novamente, e depois seguir adiante. No contexto dos capítulos anteriores dessa passagem, Moisés havia subido o Monte para Deus lhe falar os dez mandamentos, e ao retornar, encontra o povo em prostituição, pois fizeram ídolos para adorarem, um bezerro de ouro. Por conta de tal rebeldia, o Senhor diz a Moisés que não poderia ir adiante com o povo, porém Deus diz que enviaria um anjo para cuidar deles. Uau! Um anjo! Talvez nos dias de hoje, alguém sem revelação do que é a presença de Deus trocaria fácil a presença de Deus por um anjo. Mas então é errado sermos servidos por um anjo? Não, muito pelo contrário, os anjos foram criados para servir a Deus e aos seus filhos. Mas oque você prefere: ter um encontro com um anjo ou com o próprio Deus?

Moisés queria a presença de Deus o guiando e o protegendo. Nosso Deus é onisciente, onipotente e onipresente, ou seja, Deus sabe de tudo, Deus pode tudo, e Deus está em todos os lugares. Mas vamos nos atentar à onipresença do Senhor. Deus sabe e tem o controle de tudo oque se passa pelo universo, porém a presença manifesta do Senhor não está em todos os lugares, pois Deus não se manifesta em meio ao pecado. E era exatamente por isso que Deus não poderia ir junto com o povo, por causa do pecado da idolatria. Moisés então começa a discutir com Deus, com uma santa indignação, pois ele de fato queria somente a presença de Deus, e Moisés diz ao Senhor:

“Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.”
Êxodo 33:15

Nossa maior necessidade não é algo natural, ou uma benção, nossa maior necessidade é a presença de Deus em nossas vidas. É isso que faz a igreja se mover e romper as barreiras. Quando temos a presença de Deus temos tudo aquilo que precisamos, independente das circunstâncias. Temos o exemplo de alguns homens que tiveram grandes experiências com a presença de Deus: Noé, Abraão, Isaque, Jacó, entre tantos outros. Esses homens não estavam preocupados com mais nada, e não desejavam outra coisa além da presença do Senhor, e mesmo sendo falhos, desfrutaram dessa presença ao se posicionarem.

A presença de Deus é uma grande chave para a igreja manifestar o reino dos céus aqui na terra. A vida, palavra, coração e ação de Deus nessa sociedade dependem de buscarmos a presença do Senhor. Como alguém vai querer se converter se não enxergar com os próprios olhos a vida de Deus fluindo? Sem sede e sem prazer em buscar a Deus, seremos uma igreja fraca. E com toda certeza, uma igreja sem a vida de Deus, é sim uma igreja fraca. E saiba que, a maior tragédia que pode acontecer na vida de alguém, é Deus retirar a sua presença da vida dela.

Ao se acostumar com o pecado, a sensibilidade com Deus some, pois não se sente mais fome. É como uma pessoa doente, que não consegue comer, não tem prazer ao se alimentar. Sem a presença de Deus ficamos doentes e não conseguimos mais nos alimentar.

Ter a benção, sem o Deus da benção, não tem valor algum! Moisés sabia disso, e preferiu o Deus da benção, preferiu deixar a benção de lado se o Senhor não estivesse com ele. A comunhão com Deus é um reflexo da vida eterna, e nada material, como dinheiro, prédios, nada disso tem valor algum sem a presença de Deus.

No capítulo 32 de Êxodo, vemos que os responsáveis pela criação do bezerro de ouro foram mortos por Deus. Se quiser a vida de Deus em mim, preciso acabar com toda forma de pecado em minha vida, romper com o que for necessário. Precisamos entender que o pecado fere a santidade de Deus. Em Jericó, Deus estava à frente de todo povo, e lutou por eles e lhes deu vitória, porém Deus disse para que não pegassem nada do que restasse dali, mas não deram ouvidos e pegaram oque era impuro para Deus, feriram a santidade de Deus. Jacó também feriu a santidade de Deus, ao pegar ídolos na casa de seu sogro e tomar para si. Porém devemos aprender com Moisés, que não existe substituto para Deus. Moisés não queria vitória nem benção, Moisés queria a presença de Deus.

A graça de Deus é infinitamente maior em nossas vidas do que o nosso pecado, e quando há busca e arrependimento, Deus nos lava e traz a sua comunhão conosco novamente. Quando Moisés percebeu que Deus não estaria mais com o povo, ele correu orar a Deus, foi a primeira coisa que ele fez. E não foi qualquer oração, foi uma oração com certo peso, foi uma oração que Moisés fez assumindo a responsabilidade que estava sobre ele. Nossa vida é movida pela oração, pela palavra, pela adoração a Deus. Não basta apenas deixar o pecado de lado, é necessário buscar, é isso que trás a presença de Deus novamente à nossas vidas.

Temos uma promessa deixada por Jesus, que se aplica quando estamos desesperados pela presença de Deus:

“Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
Mateus 28:20

Não deixe que a essência da vida de Deus se perca sobre a sua vida, nem deixe que o pecado acabe esfriando seu relacionamento com o Senhor. Mas assim como Moisés, busque e zele a vida de Deus sobre sua vida, afinal, ter benção é bom, mas ter o Deus da Benção é infinitamente melhor.

Perguntas para compartilhar:

1)      O que mudou em sua vida após você receber a Presença Manifesta de Deus?

2)      O que faz você perder a Presença Manifesta? O que Tem te Afastado da Intimidade com Deus?

3)      O que você Faz para Atrair a Presença Manifesta de Deus em Sua vida?

Uma ideia sobre “A Presença “Manifesta” de Deus

  1. Rafael Ribeiro Majolo

    Querido Douglas

    1) O que mudou em sua vida após você receber a Presença Manifesta de Deus?

    * Tudo em minha vida, a Minha vida mudou Radicalmente, permanentemente por conta do seu grande amor

    2) O que faz você perder a Presença Manifesta? O que Tem te Afastado da Intimidade com Deus?

    * Obviamente, o pecado, e as circunstancias são os maiores problemas para nos afastar de Deus

    3) O que você Faz para Atrair a Presença Manifesta de Deus em Sua vida?

    * Uma vida de intimidade, Devocional, nao so em casa ou na igreja, mais no dia a dia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>