A importância do conhecimento

Preletor: Pr. Bruno Simões

Texto Base: Oséias 4:1-6

Hoje em dia no Brasil há um número muito grande de pessoas que desistem e abandonam os estudos e os que permanecem buscam apenas o diploma e não o conhecimento. Diante desse fato a pergunta é: “Como isso tem afetado a igreja?”

Em Oséias 4:1-6 Deus faz um alerta aos seus filhos quanto aos habitantes da terra. O Senhor está em contenda com os habitantes porque lhes faltam bondade, verdade e conhecimento do Senhor.

Naquela época os estudos eram feitos nas sinagogas e as “apostilas” eram os livros da bíblia, o versículo 2 nos mostra as conseqüências da falta de estudo e conhecimento.

Nós precisamos buscar mais conhecimento do Senhor, caso contrário nós nos tornaremos como os habitantes da terra.

A bíblia diz que a palavra do Senhor é lâmpada para nossos pés, sendo assim por que será que temos tropeçado dia após dia?

Em Provérbios 22:29 aprendemos que quando somos peritos no que fazemos Deus nos coloca entre os reis.

Portanto precisamos ser peritos na leitura da Palavra para que estejamos entre os nobres.

  •  O NOBRE tem um nome a zelar, e esse nome é o nome de Jesus Cristo.
  •  O NOBRE se preocupa com as gerações passadas e as que estão por vir. Se importa com as crianças e honra suas lideranças.
  •  O NOBRE tem um protocolo de comportamento a ser seguido e esse protocolo é palavra de Deus. 
  • O NOBRE tem uma bandeira pra hastear (Ex 17:15). O Senhor é Jeová Nissi, Ele é a nossa bandeira.
  •  O NOBRE não se alimenta com qualquer comida, e o nosso alimento deve ser a palavra de Deus, fazer a vontade de Deus. (João 4:30-34) 

Existem cidades pobres, mas que são consideradas cidades turísticas. Quando viajamos pra lá, no começo é tudo muito bom, clima bom, comida boa, mas com o passar dos dias enjoamos do lugar, talvez a igreja tem sido assim como um ponto turístico, estamos felizes quando toca a música que gostamos, quando está um clima que nos agrada mas com o tempo enjoamos. Isso acontece porque não somos apaixonados por Cristo e Sua igreja, precisamos nos apaixonar e para nos apaixonar precisamos querer conhecer. É tempo de nos posicionarmos e buscarmos conhecimento do Senhor. Precisamos nos apaixonar por Cristo e pela noiva.

Em Genesis 28:11-18 narra o momento em que Jacó dormiu sobre uma pedra e após perceber que Deus estava naquele lugar fez daquela pedra uma coluna.

Quando nos convertemos o Senhor Jesus se apresenta como um travesseiro, um descanso para nossas vidas, mas hoje Ele deve ser mais do que isso, Ele deve se tornar uma coluna, Ele deve estar enterrado nos nossos corações e a igreja Dele deve ser estabelecida em nós, mas para isso é preciso buscar conhecimento, meditar na sua Palavra dia e noite, guardá-la no nosso coração para que não pequemos contra Ela em nome de Jesus.