10 Anos de Paz

Pr. Bruno Simões

Texto base: 2 Cr. 14:1-7

Os anos passam rapidamente e juntamente com esses anos, as tecnologias evoluíram, catástrofes aconteceram e fatos marcaram nossas vidas. Pare e pense: como foram os seus últimos 10 anos? Houve crescimento em sua vida? Foi um tempo de paz? você se tornou próspero ou apenas sobreviveu à catástrofes? Nós não podemos mais alterar o que já aconteceu, mas a pergunta que fica é: como serão seus próximos 10 anos?

Houve um rei chamado Asa, que assumiu o trono após a morte de seu pai. Asa, tomou diversas atitudes boas e retas aos olhos de Deus, como consequência disso, foi lhe concedido através do Senhor, dez anos de paz em seu reinado, já imaginou o que seriam dez anos sem guerra, dez anos de bonança, de bons relacionamentos com os demais reis e nações? Hoje o mundo, as pessoas, a sociedade como um todo clamam por paz, pelo menos por um mês e ainda sim aos olhos humanos parece impossível. Mas assim como o rei Asa, nós também podemos desfrutar dessa Paz que vem do Senhor, mas quando Ele olha para nós o que tem Visto? Bondade, Retidão ou pecados, maldades e independência?

Para desfrutarmos dessa paz, precisamos olhar para as atitudes do rei Asa e aprender alguns passos para alcançar a paz do Senhor:

1) Seja Imagem e Semelhança:

Em Gênesis 1:26 Deus afirma que somos a sua imagem e semelhança, e isso é Muito Bom! Não tenha dúvida de quem você é, pois Você é a Imagem e Semelhança do próprio Deus. A imagem gera domínio e isso só pode acontecer quando nos parecermos com Cristo e a única forma de isso acontecer é passando tempo com Deus. Se você quer viver 10 anos de paz, faça como o rei Asa, invista na intimidade com Deus e seja a imagem e semelhança de Cristo.

2) Assuma o Senhor como o seu Deus:

As pessoas percebem a diferença na sua vida, mas você não fala o motivo pela qual você não fala mais palavrão, fofoca, vê revista pornográfica e etc. As pessoas precisam saber quem é o seu Deus. Em êxodo 32:3-4, o povo esculpiu um bezerro de ouro para adorar pois não assumiam o Senhor como seu Deus, quando não assumimos o Senhor como nosso Deus,  certamente teremos um Bezerro de Ouro, que estará no centro dos nossos corações. Como por exemplo: filhos, trabalho cônjuge, faculdade, etc. Não se envergonhe do Evangelho, assuma a sua identidade como Filho de Deus.

3) Posicione-se como Autoridade:

Assim como o rei Asa fez, nós precisamos nos posicionar levando as pessoas que estão ao nosso redor, na nossa casa, faculdade, serviço, a buscar ao Senhor. Precisamos estar atentos ao que acontece ao nosso redor e levá-los a Adorar a Deus. Eli foi um sacerdote que não soube cuidar da própria casa, os Filhos de Eli pecavam grandemente contra Deus e viviam no pecado sem conhecer a Jeová, o Senhor. O final dessa história foi de Morte para toda a Família. Seja sacerdote na sua Família para que ela venha crescer e prosperar.

4) Faça Aliança com as Pessoas Certas: 

O rei Asa deixou de confiar em Deus e fez alianças erradas, confiou todo os seus tesouros nas mãos do rei da Síria, essa não era a ordem de Deus. Ao fim de sua vida, quando o rei Asa adoeceu, ao invés de buscar a cura no Senhor, ele foi diretamente buscar a solução nos médicos, com essa atitude só confirmou que ele não confiava mais em Deus e por isso o reino já não vivia mais em Paz. Precisamos confiar plenamente no Senhor, independentemente das circunstâncias, Ele é o nosso Criador, nosso Pai, nosso Amado e é Ele quem pode cuidar melhor de cada um de Nós.

Olhando para a vida do rei Asa, podemos entender porque ele teve dez anos de paz, mas o fim do seu reinado já não eram pacíficos, ele começou fazendo o que era bom e reto aos olhos do Senhor, mas passou a confiar em homens e na força de seu braço. Mas o rei Asa, nos deixa uma lição do que devemos fazer e do que não devemos fazer para que possamos desfrutar muitos e muitos anos a verdadeira paz que excede a todo o entendimento e que só vem do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>